DESS promove palestra sobre readaptação funcional para chefias da SMSU

Nesta quinta-feira (17), o Departamento de Saúde do Servidor (DESS), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) promoveu a palestra “Humanização e Valorização na Readaptação Funcional” para chefias da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), tratando de assuntos relacionados à readaptação funcional.

A palestra foi ministrada por Maria Cristina Licursi Vieira e Vânia Maria Castro Vieira, profissionais da equipe multidisciplinar do Centro de Orientação a Apoio Profissional (COAP), órgão da área de Promoção à Saúde do DESS. Segundo Maria Cristina, o objetivo principal da palestra realizada hoje foi sensibilizar as chefias quanto à importância da readaptação, tanto para o profissional quanto para a Prefeitura. 

Para as palestrantes, é fundamental o envolvimento de todos no processo a fim de prestar ajuda e acolhimento ao servidor no seu retorno ao trabalho. Além de falar diretamente sobre as medidas práticas para garantir o sucesso da readaptação, foi feita uma explanação sobre a legislação relacionada ao tema. “É importante esse tipo de palestra para ressaltar a relevância da readaptação, pois ela evita que a pessoa se sinta inválida”, disse Maria José dos Santos Chaves, Assistente Social da Divisão Técnica de Orientação Social da SMSU.

Dentre os participantes estavam a Comandante Operacional da Região Central da Guarda Civil Metropolitana, Lindamir Magalhães Carneiro de Almeida, Comandantes Regionais, Inspetores de cada uma das unidades da GCM na cidade e profissionais da área de Recursos Humanos da SMSU.

Sobre o COAP

O COAP é a unidade do DESS responsável por auxiliar no processo de readaptação funcional de servidores afastados de suas funções e que, após perícia, podem voltar ao trabalho. Em grande parte, são profissionais com problemas de saúde avaliados pela perícia médica e em cujo laudo médico consta a liberação para retomar as atividades laborais, ainda que com algumas restrições.

Além de palestras junto às chefias de servidores de toda a PMSP e Unidades de Recursos Humanos de órgãos da Administração Municipal, o COAP coordena grupos informativos para esclarecer as dúvidas do funcionário enquadrado nessa condição, mostrando a ele os benefícios da volta ao exercício de suas funções.

O COAP também auxilia na verificação da compatibilidade de atividades; isso é realizado quando o servidor retorna ao trabalho, com restrição apontada no laudo médico e sua chefia tem dúvidas quanto às atividades que poderão ser realizadas. Nesse caso, é enviado um relatório com as tarefas a serem desenvolvidas pelo servidor ao COAP que, de acordo com o prontuário médico, analisa se elas estão corretas. Ao proceder aos ajustes nas atividades, o processo da readaptação se torna mais fácil e cria-se uma relação profissional mais positiva.

Prêmios do COAP

O COAP – DESS recebeu dois prêmios em 2010 por seus projetos e atividades ligadas à readaptação funcional: o 1º lugar na categoria “Melhor prática de gestão” no 53º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (FONAC) e o de menção honrosa do Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (CBSSI).