Sempla cumpre meta e beneficia 8,8 mil servidores expostos a riscos operacionais

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) acaba de cumprir mais uma de suas nove metas da Agenda 2012. A meta em questão é a 223, que consistia na implantação do Programa de Promoção à Saúde do Servidor Municipal. 

O programa beneficiou 8,8 mil servidores expostos a riscos operacionais da Guarda Civil Metropolitana e Agentes de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. A escolha desses dois grupos foi baseada em avaliações ambientais, de atividades desenvolvidas, de perfil de saúde, de análises de dados epidemiológicos de licenças médicas e de readaptação funcional decorrente de acidentes de trabalho.

 Iniciado em 20 de junho de 2011 pelo Departamento de Saúde do Servidor (DESS), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) de Sempla, o programa contou com as seguintes etapas até a sua conclusão: convocação das chefias para palestras de sensibilização, convocação dos servidores para a realização de exames laboratoriais, audiométricos e clínicos, ciclo de palestras e realização de pesquisa de avaliação dos serviços prestados.

O coordenador do projeto, Sérgio Silveira Branco, médico do DESS, salienta a importância desta meta para a administração pública: “este programa é fundamental, pois proporciona hábitos saudáveis aos servidores municipais, previnindo o aparecimento de doenças cardiovasculares, estabilizando eventuais doenças já existentes, além de proporcionar melhorias no ambiente de trabalho, resultando no bem estar dos servidores e em um atendimento mais efetivo ao munícipe”, explica.

Além da continuidade do realizado em 2011-2012, o Programa de Promoção à Saúde do Servidor prevê a inclusão de outras categorias de servidores lotados em outras unidades da Prefeitura de São Paulo.

Agenda 2012

O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, mais conhecido como Agenda 2012, é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e representa o compromisso do governo municipal com a transparência na gestão pública.

A agenda 2012 é formada por 223 metas, distribuídas por cinco eixos estruturantes: Cidade de Direitos, Cidade Sustentável, Cidade Criativa, Cidade de Oportunidades, Cidade Eficiente - e um eixo transversal, a Cidade Inclusiva, que tem como foco a articulação territorial das políticas públicas.

Até o momento, 75 metas já foram concluídas e outras 147 estão em diferentes estágios de execução, o que representa um Índice Geral de Eficácia de 71%. A Agenda 2012 pode ser acompanhada diariamente por qualquer cidadão por meio do sistema público de monitoramento pelo site: www.agenda2012.com.br , que pode ser filtrado por zonas, subprefeituras ou distritos.