SEMPLA realiza evento para funcionários no Dia Mundial da Voz

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPLA, realizou nesta segunda-feira (16/4), uma série de palestras alusivas ao Dia Mundial da Voz. O encontro contou com a participação de 200 funcionários da Prefeitura e teve como objetivo promover a saúde vocal e ajudar a evitar patologias de laringe que podem aparecer pelo uso incorreto da voz.

Organizado pela Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor – DESS, setor ligado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, o evento foi dividido em cinco palestras: “O poder da palavra”, com Carlos Takahashi - Chefe de Cerimonial do Prefeito de São Paulo; “Consciência vocal”, com as fonoaudiólogas do DESS Thelma Mello Thomé de Souza e Ana Lúcia Trentini; “Voz e corpo: um caminho para a comunicação”, com a fonoaudióloga convidada Flávia Steuer; “O ator e a voz: a fala expressiva”, com a fonoaudióloga e atriz Sueli Oliveira; e “O caminho natural da voz: método integrativo de desenvolvimento vocal”, com as musicistas e cantoras líricas Anna Paula Sahdi e Elisabeth Fischer Valente. O evento contou ainda com a apresentação musical da cantora Jady Fernandes.

Segundo a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Helena Amano, os eventos realizados pela Secretaria no Dia Mundial da Voz vêm crescendo continuamente. “Em 2010, realizamos nosso encontro em uma sala, para poucas pessoas. No ano passado, ele foi feito em um auditório para 80 pessoas. Neste ano, mudamos o local para a Sala Olido para que pudéssemos abrir 200 vagas e, mesmo assim, elas foram preenchidas com vários dias de antecedência”, afirmou.

O Diretor do Departamento de Saúde do Servidor, José Carlos Baccarin, acredita que o crescimento se deve à maior abrangência de assuntos e ao interesse de diversas áreas do funcionalismo. “O foco inicial era para a prevenção ao câncer de laringe, mas incorporamos temas que beneficiam a saúde vocal de todos. Um exemplo disso é que, antes, quase todos os participantes eram professores – que formam a maioria do quadro funcional e usam a voz diariamente em seu trabalho – mas hoje somos procurados por pessoas que trabalham nos mais diversos setores da Prefeitura”, informou.

Os funcionários Cláudio Alves Rodrigues e Lindinalva Liolino do Nascimento, da Secretaria da Educação, estavam empolgados com o evento. “As palestras são úteis porque oferecem dicas importantes para nosso dia a dia, como a importância da hidratação constante e o consumo de alguns alimentos que ajudam na prevenção de doenças”, afirmaram.

Concluindo sua apresentação, a palestrante Thelma Mello Thomé de Souza deixou ao público um pequeno teste apresentado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Ele consiste em três perguntas que devem ser respondidas considerando o período dos últimos 15 dias: 1) Sua voz está rouca, fraca, tensa ou cansada? 2) Você apresenta rouquidão há mais de 15 dias? 3) Sua voz melhora quando você passa alguns dias sem falar muito? “Quem responder ‘sim’ a alguma das perguntas deve prestar atenção em possíveis dores de garganta e, conforme o caso, consultar um médico”, concluiu.