Equipamentos Sociais de Guaianases recebem visita do secretário de Sempla

Três equipamentos sociais que beneficiam a população da região de Guaianases, na zona Leste de São Paulo, foram visitados pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), acompanhado de técnicos da pasta, durante a manhã desta segunda-feira (09).

 

O roteiro começou pelo Parque Urbano Lajeado, localizado à Rua Antonio Thadeo, s/n°, que conta com uma área de 36 mil², onde antigamente havia uma chácara no distrito do Lajeado. O espaço preservou toda área nativa existente e liberou a visibilidade da mata para a contemplação da comunidade, inclusive com a possibilidade para a realização trilhas e caminhadas.

 

No parque, que representa a meta 51 da Agenda 2012, existem 24 espécies de aves, entre eles pássaros da Mata Atlântica, como o pica-pau-anão-de-coleira, o pichororé e o periquito-rico. Em relação à flora do equipamento, destaca-se uma capoeira rente ao córrego, sobre terreno íngreme, onde ocorrem exemplares de tapiá-guaçu, guaçatonga, pau-jacaré, capororoca, paineira e café.

Na área ajardinada, encontram-se espécies frutíferas, como mangueira, cajá-manga e jabuticabeira, além de mudas de várias espécies arbóreas. O parque também disponibiliza playground, áreas de recreação, bancos, mesas para jogos, sanitários, centro de educação ambiental e uma pequena biblioteca que disponibiliza para empréstimo à população da região livros, enciclopédias e quadrinhos.

 

A visita prosseguiu pelo Parque Linear Guaratiba, localizado entre as ruas: Salvador Gianetti, Coroa de Frade e Leopoldo Deliste, inaugurado em dezembro de 2009 e que também faz parte na Meta 51 da Agenda 2012. O local disponibiliza numa área de 3 mil², campo de futebol, pista de caminhada, ciclovia, campo de bocha, playground, quiosques e área de exposição para eventos.

 

Além disso, para aumentar a possibilidade de lazer dos moradores da região, o parque linear conta também com uma quadra poliesportiva, onde se pode praticar vôlei, basquete ou jogar uma partida de futebol. Em breve, o local instalará equipamentos de ginástica, para estimular ainda mais a prática de exercícios físicos na população.

 

O último equipamento visitado do dia foi Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAP’s), que iniciou o atendimento, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, destinado a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos no dia 05 de março de 2012.

 

Numa área de, aproximadamente, 1,3 mil², contendo: consultórios, farmácia, refeitórios e salas de oficina, aproximadamente, 30 funcionários, entre eles farmacêuticos, neuropediátras, nutricionistas e assistentes sociais, prestam atendimento no período das 07h às 19h.

 

No total, a Prefeitura de São Paulo possui, atualmente, 75 CAP’s (divididos entre adultos, infantil, a viciados em álcool ou drogas) em funcionamento, que representam a meta 11 da Agenda 2012. Estes locais prestam atendimentos a pessoas com transtornos mentais e depressão grave, visando a reintegração delas ao convívio familiar e social.