Sempla inicia seminário “Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade”

Com o objetivo de esclarecer a importância do planejamento da cidade de São Paulo, enfocando a sustentabilidade urbana como eixo transversal das ações de todas as secretarias municipais, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio da Escola de Formação do Servidor Público Municipal, vinculada a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), iniciou na última sexta-feira (23) o seminário Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

Na abertura, o secretario de Sempla destacou a importância de iniciativas como esta para a cidade de São Paulo. “Este seminário é fundamental, pois estabelece um planejamento adequado para as ações da capital, respeitando leis de uso e ocupação de solo e ações ligadas ao verde e meio ambiente”, afirma.

Além disso, o secretário de Sempla elaborou uma breve explanação sobre os Instrumentos de Planejamento: o Plano Diretor Estratégico (PDE), o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Programa de Metas, apresentando e explicando e importância de cada um delas.

O evento também contou com a presença do secretário do Verde e Meio Ambiente, que destacou que o seminário promove nos funcionários desta e das futuras gestões a preocupação com causas ambientais; e acrescentou que “a iniciativa abrange três fatores de igual importância para o bom andamento dos projetos e programas da Prefeitura: econômico, social e ambiental”.

Em seguida, os participantes assistiram às palestras: “Planejamento e Marcos Legais”, “Planejamento e Sustentabilidade” e “Planejamento e Controle”, ministradas por especialistas das respectivas áreas. Além disso, foram criados grupos focais, com o objetivo de debater os temas apresentados.

O seminário Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade será finalizado na próxima sexta-feira (30) com as palestras “Cidade Sustentável”, “Cidade das Oportunidades” e “Cidade do Futuro”. Estão inscritos 209 participantes de praticamente todas as Secretarias e Subprefeituras Municipais, a maioria sendo da carreira de Especialista em Desenvolvimento Urbano. Aqueles que obtiverem 100% de frequência receberão certificados.