Sempla Promove Três Novas Palestras sobre Qualidade de Vida e Promoção à Saúde

Em continuidade ao I Ciclo de Palestras – Qualidade de Vida e Promoção à Saúde no Ambiente de Trabalho, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), por meio do Departamento de Saúde do Servidor (DESS), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) ministrou três palestras na tarde da última terça-feira (21): “Alimentação Saudável”, “Importância da Atividade Física para a Saúde” e “Orientação Postural”. A iniciativa foi destinada aos servidores da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A palestra sobre alimentação saudável, ministrada pela nutricionista Tatiane Vale de Nogueira, abordou questões fundamentais para uma adequada dieta alimentar e os cuidados que se deve ter para evitar ou controlar doenças crônicas como obesidade e diabetes. De acordo com Tatiane, os alimentos são fundamentais para a saúde, pois influenciam na aparência pessoal, no equilíbrio emocional, no crescimento e desenvolvimento das crianças e na prevenção de doenças como anemia e desnutrição.

Mas, para conquistar esses benefícios, é preciso seguir algumas recomendações, principalmente quando se pretende perder peso. “Temos que ter bastante cuidado, pois uma dieta adequada pede o equilíbrio e não a restrição de algum tipo de alimento”, explica a palestrante.

No encerramento, os participantes ouviram explicações sobre a importância da água para a saúde e puderam tirar dúvidas a respeito dos assuntos abordados. “Achei o tema bem pertinente, pois uma boa alimentação, além de proporcionar benefícios físicos e mentais, aumenta a capacidade e a resistência para se exercer uma função tão exaustiva como a minha”, afirma a GCM Márcia Helena S. Saraiva.

Já a palestra sobre a Importância da Atividade Física, ministrada pela enfermeira Elizabete Hitomi Iguma, do DESS, teve o objetivo de mostrar que a atividade física é fundamental para a saúde do corpo, pois contribui para a perda de peso, reduz a pressão arterial, controla o colesterol e previne a disfunção erétil. “Apenas 30 minutos de caminhada por dia são suficientes para se obter uma vida mais saudável e diminuir a incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão”, explica a palestrante.

Em relação à saúde mental, Elizabete salientou que o exercício físico aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, contribui para aliviar o stress do dia a dia, reduz a ansiedade e ajuda no tratamento da depressão. Além disso, a palestrante enfatizou que, para a atividade se tornar uma prática prazerosa, é fundamental que a as pessoas respeitem as limitações de seu corpo, bem como a aptidão para cada exercício.

Na última palestra da programação, ministrada pela fisioterapeuta Evelaine Martins, do DESS, os servidores receberam explicações sobre orientação postural em diferentes atividades como: dormir, ler, tarefas domésticas, levantar e transportar peso, ao andar, ler e escrever.

I Ciclo de Palestras

O I Ciclo de Palestras – Qualidade de Vida e Promoção à Saúde no Ambiente de Trabalho faz parte do Programa de Promoção à Saúde do Servidor Municipal, meta 223 da Agenda 2012. Iniciado na última segunda-feira (19), o Ciclo prosseguirá nos dias 28 e 29 de março, no auditório do IPREM, à avenida Zachi Narchi, 536, Vila Guilerme - zona Norte, com temas importantes para a qualidade de vida dos servidores municipais.

O coordenador do projeto, Sérgio Silveira Branco, médico do DESS, salienta a importância deste programa para a administração pública. “A meta 223 é fundamental, pois proporciona hábitos saudáveis aos servidores municipais e melhora o ambiente de trabalho, resultando num melhor atendimento ao munícipe”, explica.