Visitas chegam ao Extremo Leste da Cidade

Equipe visitou parque linear e equipamentos esportivos

Equipamentos sociais, de esporte e lazer, já em pleno funcionamento, localizados em bairros periféricos, no extremo Leste da cidade, foram o foco das visitas desta quinta-feira (15/03) de técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e secretários de Sempla e de Esportes. Os objetivos são de verificar a destinação de verbas públicas, levantar as principais demandas e eventuais necessidades de ajustes.

O ponto de encontro para a primeira visita foi no Clube Desportivo Comunitário Jardim Noêmia, localizado na rua Francisco Antônio Meira, região do Jardim Helena, na área da Subprefeitura de São Miguel. Os moradores do bairro lembram que o CDC, quatro anos atrás, estava complemente abandonado, sem condições de uso, a não ser para um futebol de várzea nos fins de semana, num campo que parecia um atoleiro. Hoje, depois de muito esforço, inclusive com a participação do Conselho Gestor do Usuário, o campo de futebol funciona com grama sintética (um investimento inicial alto, mas que compensa pelo custo-benefício) e é onde se realizam os jogos bastante concorridos, inclusive no período noturno.

Ali também são praticados outros esportes, como vôlei e basquete, por crianças e jovens, que também têm espaço para a ginástica. As aulas de ginástica rítmica chegam a reunir de 150 a 200 pessoas já da terceira idade. “A idéia é trazer a família para cá”, disso o secretário de Esportes. Ao lado, funciona a delegacia de polícia da região e o administrador do CDC Jardim Noêmia comenta: “Nós buscamos, sempre, atender a mais crianças do que eles”.

A etapa seguinte foi na vizinha Subprefeitura de Itaim Paulista, responsável, junto com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, pelo Parque Linear Água Vermelha, implantado em 126.634 m2; ao ser totalmente concluído, terá 195.039 m2. O local já é utilizado pelos moradores da Vila Curuçá para a prática de caminhadas, corridas, e até mesmo pelas escolas da região, para que as crianças tenham contato com a vegetação e possam praticas o plantio de árvores.

O parque ocupa as duas margens do córrego Água Vermelha, cujas águas ainda recebem descargas clandestinas de esgoto. Outro problema difícil de resolver vem do hábito de pessoas, de jogar entulhos e tudo que é descartável nas margens do córrego. O acúmulo de entulho numa margem do córrego provoca erosão na outra margem, o que leva à necessidade de execução de obras de contenção dos taludes (em andamento).

Quase vizinho ao parque, na rua Grapira, funciona o Clube Escola Curuçá, onde a população do bairro pode exercer dezenas de atividades de esportes e lazer. As mais concorridas são ginástica, de várias tipos, e as desenvolvidas na piscina recreativa. Uma antiga, piscina, desativada há 15 anos, poderá ser o local de prática de skate, caso a decisão seja aprovada pela comunidade local. A direção do CE Curuçá anuncia que, de forma totalmente gratuita, o clube reúne um total de 27.890 sócios ativos.