Consocial realiza reunião de avaliação do evento

Comissão organizadora discutiu erros e acertos para próximas edições

A Comissão Organizadora da 1ª Consocial – Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – se reuniu nesta quinta-feira (1/3), para avaliar o resultado do evento realizado na segunda-feira (27/2), no Anhembi, com o objetivo de promover a transparência e estimular um controle social mais efetivo e democrático das ações e recursos públicos. A reunião serviu também para definir o quadro final de delegados suplentes oriundos da sociedade civil, cuja eleição não havia ficado definida na segunda-feira.

A opinião geral é de que o evento alcançou todos os seus objetivos. “Todos estão de parabéns. As discussões foram muito saudáveis e delas nasceram propostas de altíssimo nível, que certamente serão apreciadas em todas as esferas de governo”, afirmou o Secretário Rubens Chammas, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, que presidiu a comissão.

A qualidade das propostas também foi elogiada por Kézia Alves, do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE). “A população demonstrou que está bem madura quanto ao tema transparência. A sociedade civil de hoje quer ajudar a fazer as coisas e não apenas esperar que façam por ela”, declarou.

Outro consenso entre os integrantes da comissão é de que a Consocial deve crescer em vários aspectos. “Devemos fazer um evento maior, com mais participantes e num período mais amplo, para que possamos debater ainda mais temas. A sociedade pede por uma participação que deve ser cada vez maior na vida pública”, afirmou João Santo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ao encerrar a reunião, Luciano Santos, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e coordenador executivo da Conferência, enalteceu a importância dos debates e mesmo das discussões que ocorreram. “O grau de liberdade de expressão que presenciamos no evento só é possível com uma democracia plena. As discordâncias são fundamentais e devemos aprender com elas, mas é importante que a vontade da maioria prevaleça, como aconteceu em todos os aspectos”, concluiu.

A comissão deverá agora concluir o relatório do evento, com as análises completas de todos os aspectos, a descrição das propostas selecionadas e a lista completa dos delegados eleitos, para entregar à organização da etapa estadual da Consocial, no início da próxima semana.