Coordenadorias da Sempla apresentam Plano de Trabalho para 2012

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) realizou, nesta terça-feira (31/01), uma reunião interna entre seus coordenadores para apresentação dos planos de trabalho de todos os departamentos da Secretaria para o ano de 2012. O encontro contou com a participação do Secretário da Sempla, que enalteceu os avanços conquistados nos últimos anos, e destacou a importância do acompanhamento próximo de todas as ações da Prefeitura, para que todos os objetivos sejam alcançados.

A coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Helena Amano, apresentou um balanço das ações do departamento nos últimos anos, destacando a implantação da Política Municipal de Gestão de Pessoas e a valorização do servidor com programas de capacitação que, mesmo já tendo atingido as metas previstas, deverão ser intensificados durante o ano.

Já Eduardo Coelho Aulicino, coordenador de Gestão de Bens e Serviços (COBES), apresentou diversas ações que buscam aprimorar o uso da informática no sistema de compras da administração municipal. Destacou a utilização dos pregões eletrônicos, dos quais a Prefeitura de São Paulo será a primeira do Estado a participar, e que poderão render uma economia de 30% a 40% nestas despesas.

A Coordenadoria de Administração e Finanças (Coafi), representada por Alice Tomoko Sumimoto, expôs detalhes da Execução Orçamentária de 2011, avaliando o quanto esse mecanismo deverá servir de parâmetro para os projetos deste ano. O secretário de SEMPLA aproveitou a apresentação para ressaltar a importância da gestão de contratos na boa execução do Orçamento municipal.

Pelo Departamento de Gestão de Documentos Públicos (DGDP), Marcos Antonio Alves Ferreira falou sobre as mudanças implantadas para o melhor arquivamento de processos, do gerenciamento do Simpac e do site e-negócios, salientando as alterações feitas no “Diário Oficial da Cidade”.

Destaque da atual gestão municipal, a Agenda 2012 foi o tema apresentado por Mário Berard, que demonstrou que 61 das 223 metas da atual administração já estão concluídas, enquanto outras 159 estão em andamento. O secretário aproveitou para destacar a atitude do Prefeito pela criação de um instrumento tão ousado, que “não apenas estipula uma série de objetivos para sua gestão, mas também oferece ao cidadão a possibilidade de acompanhar diariamente o andamento de cada uma dessas metas”.

O coordenador de Modernização e Tecnologia da Informação (Comtic), Clayton Carlos do Carmo, apresentou os avanços atingidos e as vantagens dos novos programas de informática da Prefeitura. Em seguida, Sérgio Luiz de Moraes Pinto, da Coordenadoria de Estudos Econômicos, destacou a importância dos levantamentos de fundos e custos para todas as áreas da administração, além de apresentar os estudos dos indicadores de impacto das metas já concluídas da Agenda 2012.

Responsável pela Coordenadoria Geral do Orçamento (CGO), Miriam Tokumori Hokama apresentou os projetos de regionalização do Orçamento a serem implantados este ano e evidenciou a importância de otimizar recursos para o melhor aproveitamento das finanças da Prefeitura.

Geraldo Barbosa de Mello, coordenador de Planejamento (Coplan), demonstrou os avanços conquistados pela Sempla por meio do acompanhamento in loco, pelos técnicos da Coordenadoria, das ações dos órgãos municipais. Como exemplo, citou as ações do Centro Esportivo Osvaldo Brandão (utilizado pelo projeto Criança Esperança), os centros de atendimento ao munícipe, as ações de drenagem e a ocupação dos baixos de viadutos.

Responsável pelo Departamento de Patrimônio Imobiliário (DGPI), Regina Maria Martins Mesquita, ressaltou a importância de melhorar e adequar o fluxo dos processos no novo departamento, oriundo da fusão recente de outros setores da administração municipal.

O secretário de Sempla apresentou, ao final do encontro, um perfil da Secretaria e de seus funcionários, por meio de um levantamento de dados feitos pela Cogep. Mostrando detalhes do Orçamento 2012, ele apontou a necessidade de que todos se concentrem na execução de pontos estratégicos da atual administração: a transparência, a execução orçamentária, o patrimônio imobiliário, o desempenho das empresas públicas municipais e a Agenda 2012. “Mesmo com tudo caminhando bem, precisamos querer mais. E querer mais, neste momento, é focar nos assuntos estratégicos”, concluiu.