Sempla visita obras do anexo da Biblioteca Mário de Andrade

Prédio abrigará parte do acervo de periódicos e Arquivo Histórico

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) realizou na manhã desta quinta-feira (26/1) uma visita às obras de reforma e reestruturação do antigo prédio do Instituto da Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp), cedido à Prefeitura para abrigar parte do acervo da Biblioteca Mário de Andrade, entidade ligada à Secretaria Municipal de Cultura.

O edifício, localizado na rua Bráulio Gomes, ao lado da sede da Bilblioteca, foi totalmente reprojetado e irá receber os acervos de periódicos, de multimeios, a Coleção ONU (que concentra material produzido pela instituição internacional) e o Arquivo Histórico. O prédio ganhará ainda áreas de atendimento, auditório para treinamentos e cursos, além de novos laboratórios de digitalização e microfilmagem.

A obra do prédio de 16 andares, orçada em R$ 11,6 milhões, faz parte do programa PROCENTRO – parceria da Prefeitura de São Paulo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê a recuperação de diversos setores do centro da cidade – e é custeada pela Prefeitura (20%) e pelo BID (80%). A reforma teve início em 2009 e incluiu alterações na edificação, implantação de novo sistema de acessibilidade, novos elevadores e reforço estrutural nas colunas do edifício. O trabalho encontra-se em fase final, restando a conclusão das obras de estrutura e a fachada do prédio, devendo ser concluído ainda em 2012.