SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS TERÃO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO POR MEIO DE PARCERIA COM UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Além de atendimentos psicológicos, a entidade vai oferecer curso e palestras sobre saúde mental com profissionais da área

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretária Municipal de Gestão, assinou nesta quarta-feira (06), o Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Nove de Julho – UNINOVE, com o objetivo de firmar parceria para a promoção de ações educativas e preventivas, voltadas a proteção da saúde mental dos servidores, em encontro à proposta do Programa de Orientação e Proteção em Saúde Mental dos Servidores – Rede SOMOS.

A iniciativa é parte da meta do programa para o estabelecimento de parcerias com Universidades, com o objetivo de possibilitar o atendimento de casos que necessitem de atenção pontual por psicólogos ou outros profissionais.

Por meio do acordo, a instituição se propõe a orientar e oferecer consultas, tratamentos e serviços de escuta, utilizando seu corpo de médicos, especialistas e alunos – devidamente supervisionados -, para os servidores da Prefeitura de São Paulo. Também serão realizados cursos, mesas de debate e palestras voltadas aos servidores, com a participação de profissionais com conhecimentos nas diversas áreas da saúde mental. Todos os serviços serão disponibilizados por meio do Programa Rede SOMOS em locais, dias e horários predeterminados, a serem definidos com a Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS, da Secretaria Municipal de Gestão.

Desde seu lançamento, a Rede SOMOS capacitou mais de 180 interlocutores, dentro das secretárias e subprefeituras que compõe a Administração Direta. Os interlocutores têm o papel de identificar e apoiar aqueles que precisam de algum tipo de auxílio e, com apoio da liderança da unidade e/ou COGESS, direcionar a melhor forma de ajudar o servidor.

A COGESS será responsável por acompanhar e auxiliar o planejamento das ações, além de divulgar e fomentar a participação dos servidores públicos municipais. A secretaria também se compromete a executar outras ações, no âmbito do Programa de Orientação e Proteção em Saúde Mental dos Servidores, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de ambientes propícios e saudáveis à saúde mental dos servidores.

 

A Rede Somos

O Programa de Orientação e Proteção em Saúde Mental dos Servidores – Rede SOMOS é responsável por promover ações propositivas e de prevenção à Saúde Mental.

O programa é composto por uma equipe multiprofissional dos quadros da COGESS, atuando como uma rede que propõe ações para melhorar as condições de saúde mental e prevenir que doenças mentais e comportamentais acometam os servidores. Dessa forma, além da Secretaria de Gestão, todas as áreas de recursos humanos de outras Secretarias e Subprefeituras estão envolvidas na atuação do núcleo.

A iniciativa nasceu a partir do levantamento de dados sobre as perícias médicas que apontou que 43% dos dias de licenças médicas concedidas pela COGESS no ano de 2022 e 44% em 2023 foram por motivo de transtornos mentais e comportamentais. Neste cenário, surgiram diversas demandas para atuação e intervenção para discussão e melhoria da saúde mental dos servidores por parte da alta administração, das unidades de recursos humanos, dos gestores e das entidades representativas de classe. Como resposta, a Secretaria Municipal de Gestão, por meio da COGESS, criou o Núcleo de Orientação e Proteção em Saúde Mental do Servidor – Rede SOMOS. Além disso, foi instituído um grupo de trabalho com representantes de SEGES e das entidades representativas de classe para elaborar relatórios com propostas de ações concretas sobre o tema.

 

A celebração do Acordo de Cooperação Técnica será instrumento de grande importância para o desenvolvimento do Programa Rede SOMOS ao agregar possibilidades de tratamentos e capacitação em Saúde Mental aos servidores municipais, melhorando sua qualidade de vida, promovendo ambientes de trabalho saudáveis e protetivos em saúde mental e divulgando informações essenciais de cuidado e prevenção.