SEMPLA visita Central de Diagnóstico da Cidade

Órgão é administrado pelo Estado e trabalha em parceria com a Prefeitura

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), realizou na manhã desta segunda-feira (7/11), uma visita ao Centro de Laudos e Exames de Imagem da cidade de São Paulo. O órgão é administrado pelo governo estadual e atende hospitais municipais por meio de parceria.

O objetivo deste convênio é fazer com que cada hospital tenha especialistas à sua disposição em tempo integral, analisando rapidamente os exames e mantendo contato com as equipes da cada unidade, dispensando a necessidade de deslocamento dos profissionais e das prejudiciais e onerosas transferências de pacientes. Desta forma, os hospitais realizam os exames de tomografia e ressonância e os enviam eletronicamente para o Centro. Lá, os exames são analisados por professores da Escola Paulista de Medicina, que fazem os laudos e os enviam de volta ao hospital.

Segundo o Dr. Jacob Szejnfeld, diretor da unidade, o uso da tecnologia na transmissão das informações tem sido fundamental para agilizar os serviços dos hospitais. “Somente para a Prefeitura, a Central fornece cerca de 80 mil laudos por mês. Isso só é possível porque os resultados, que demoravam cerca de 10 dias para ficarem prontos, agora chegam aos médicos em cerca de 4 horas”, afirmou.

O Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão destacou que a área da saúde vem recebendo uma atenção especial da atual administração municipal, devido ao fato de 5 a 6 milhões de pessoas dependerem dela, direta ou indiretamente. “A Saúde terá um aumento de 25% em seu orçamento, mas isso não basta. É preciso acompanhar os investimentos e verificar de perto se as parcerias estão funcionando como precisam funcionar”, concluiu.

 

Parque da Aclimação

 

O Parque da Aclimação, que teve várias de suas instalações destruídas em 2009 após um grave acidente que causou o transbordamento de seu lago, encontra-se em fase final de recuperação. É o que constatou a visita técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), feita na última segunda-feira (7/11).

Acompanhados do secretário-adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras,  os representantes de SEMPLA visitaram o novo vertedouro do lago da Aclimação, equipamento responsável pelo sistema que mantém o nível da água e evita, em caso de excesso de chuva, o rompimento da barragem. Diferentemente do anterior, que apenas transportava as águas para as galerias, o novo vertedouro também controla a vazão do lago. Ao lado dele, o pavimento, o muro, o alambrado e o campo de futebol, destruídos em 2009, foram reformados.

Orçadas em R$ 12.899.082,47, as obras contemplam ainda toda a bacia do córrego da Aclimação, compreendendo a canalização do córrego Pedra Azul e galeria para escoamento do mesmo córrego, a execução das galerias de reforço da rua Armando Ferrentini, o reforço de galeria do Cambuci, o projeto executivo e o licenciamento ambiental.

No final das obras, previsto para março de 2012, as cerca de 40 aves que viviam no lago – patos, gansos, cisnes e marrecos que foram resgatados e levados para o parque Ibirapuera – serão devolvidas ao local.