DOCUMENTO NORTEADOR POTENCIALIZA A GOVERNABILIDADE E O DESEMPENHO DE GESTORES E SERVIDORES

Diretrizes e orientações a órgãos municipais prevê a eficiência na gestão pública

Com o objetivo de divulgar e orientar os órgãos municipais que queiram alterar suas estruturas organizacionais, a Secretaria Municipal de Gestão publicou hoje, 06/01, Portaria nº 001/SEGES/23 com os padrões de procedimentos e parâmetros técnicos para elaboração das novas propostas de mudanças. A Lei Orgânica do Município – LOM determina uma série de competências e objetivos, que vão desde o desenvolvimento da cidade até ações sociais, exigindo da Prefeitura de São Paulo – PMSP uma estrutura dinâmica e de grande capacidade.

Para superar esse desafio, o desenho de suas estruturas organizacionais deve possibilitar e potencializar a governabilidade e o desempenho de gestores e servidores. Com foco no aperfeiçoamento organizacional da ação pública e a eliminação de superposição, conflito e fragmentação de atribuições nasceu o Documento Norteador para Modelagem dos órgãos da Administração Pública Municipal, ele tem a finalidade de propor diretrizes de desenvolvimento institucional, definindo padrões de procedimento, parâmetros técnicos e metodologia de trabalho para processos de modelagem.

Marcela Arruda, Secretária Municipal de Gestão, destaca que “o documento é capaz de fornecer subsídios e instrumentos de consulta e orientação para gestores da PMSP, dando visibilidade às boas práticas em desenho organizacional, estabelecendo diretrizes e padrões, que facilitam o diálogo horizontalizado com os órgãos, tornando mais ágeis os projetos de estruturação.”

Nesta terceira edição, o documento, elaborado pela Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional – COGEDI, estabelece uma leitura mais fácil e objetiva para disseminação dos processos por trás do planejamento de uma estrutura e promove o melhor funcionamento dentro da realidade de cada órgão na Prefeitura Municipal de São Paulo.

O documento contém:

  • Um glossário com alguns dos principais conceitos envolvidos na modelagem organizacional;
  • Resumo das etapas de uma reestruturação organizacional;
  • Material para conhecimento dos elementos de uma estrutura organizacional, e como se enquadram nos órgãos da Prefeitura Municipal de São Paulo;
  • Orientações sobre como elaborar e propor a publicação de uma nova estrutura organizacional;
  • Links para modelos editáveis de insumos para a definição e publicação da nova estrutura;
  • Linguagem ainda mais simples e objetiva.

Confira a íntegra na página da Secretaria Municipal de Gestão pelo link https://bityli.com/upRGV