Prefeitura assina Protocolo de Intenções com a Educafro

Documento estimula jovens negras e negros a ingressarem em estágio no setor público

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão - SEGES, e a entidade Francisco de Assis: Educação, Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos – FAecidh, mantenedora da EDUCAFRO, assinou, nesta terça-feira (20), Protocolo de Intenções para fomentar o ingresso de associados da EDUCAFRO ao Programa de Estágios da administração municipal. O ato contou com a presença do Frei David, diretor presidente da FAecidh, das Secretárias Municipais da Cultura e Aline Torres, de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, e da Secretária Executiva Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues. 

Além de fomentar o ingresso dos alunos, o protocolo prevê a adoção de ações conjuntas, visando à divulgação de vagas e ao encaminhamento dos associados elegíveis para o estágio aos procedimentos de cadastramento e seleção conduzidos pelo Centro de Integração Empresa Escola – CIEE.  

“O esforço conjunto de ambas as instituições fomentará o ingresso de jovens negros e negras como estagiários da Prefeitura, onde colocarão em prática seus aprendizados adquiridos junto às instituições de ensino, contribuindo com o desenvolvimento das ações municipais”, declara Marcela Arruda, Secretária Municipal de Gestão.

Segundo Frei Davi, o Protocolo de Intenções é um passo importante para garantir a entrada, com dignidade e salário digno de estagiários de ensino médio e superior. Essa ação vai potencializar a comunidade negra. Temos esperanças de que outras entidade venham assinar este protocolo na Prefeitura.

A Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres, destacou a importância do protocolo de intenções com a Educafro, “é uma mudança de paradigma de médio e longo prazo, mas é a primeira entidade que está fazendo esse termo de cooperação. Isso mostra aos jovens que existe uma porta de entrada para trabalhar na Prefeitura de São Paulo”.

A SEGES e a EDUCAFRO trabalharão juntas nas ações de divulgação e acompanhamento de todo processo de estágio junto ao Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, otimizando a colocação dos jovens nas oportunidades disponíveis na Prefeitura de São Paulo, considerando suas áreas de formação e interesse. O prazo do Protocolo de Intenções firmado será de dois anos, podendo ser prorrogado por sucessivos períodos.  

Com esse protocolo, a Prefeitura pretende ampliar o número de estagiários negras e negros na administração pública. Atualmente, dos 5.117 estagiários da administração direta municipal, 28,2%, se autodeclaram negros ou afrodescendentes.    

EDUCAFRO 

A Educafro tem como missão promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, através do serviço de seus voluntários/as nos núcleos de pré-vestibular comunitários e setores da sua Sede Nacional, em forma de mutirão. 

No conjunto de suas atividades, a Educafro atua junto aos poderes públicos e demais organizações em defesa de políticas públicas inclusivas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação.