Projetos elaborados por estagiários são premiados em parceria da Prefeitura com o CIEE

A Prefeitura de São Paulo realizou, na última sexta-feira (7/10), no Espaço Sociocultural Teatro CIEE o VI Encontro de Estágios da PMSP, onde foi realizada a premiação da 5ª edição do concurso “As Melhores Práticas de Estágio na PMSP”, promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPLA em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola, que têm como objetivo difundir as melhores práticas de estágio e estimular a contribuição dos estagiários no desenvolvimento das políticas públicas praticadas pela Administração.

A abertura do evento foi realizada pelo Superintendente de Atendimento do Estado de São Paulo, Luiz Gustavo Coppola, que ressaltou o compromisso do CIEE na formação profissional dos estudantes.

Em seguida o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, falou sobre a importância dos estagiários na Prefeitura de São Paulo “O trabalho desses jovens é importantíssimo para a Administração Municipal. Temos 7 mil estagiários na Prefeitura e, graças a seus gestores, cada um deles está perfeitamente integrado à sua equipe”, destacou.

Antes da premiação, o evento contou com a palestra de Vanessa Padiá - Arquiteta Coordenadora do projeto de urbanização da favela Heliópolis, que falou sobre os desafios para a implantação de políticas públicas nas favelas de São Paulo, e ainda com a apresentação da Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana, que contagiou o público com um repertório diversificado.

O concurso “As Melhores Práticas de Estágio da Prefeitura Municipal de São Paulo” teve sua primeira edição em 2007 e vem crescendo a cada ano. Em 2011 contou com 56 trabalhos inscritos, com premiação no valor total de 18 mil reais.

Os grandes vencedores da categoria grupo foram os estagiários Natalia Guimarães Oliveira, Marcelo Correia da Silva e Yuri Kasakevic Tsan Hu, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras com o trabalho “O verde e a interface com a preservação de encosta”. O projeto, em funcionamento nos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, visa minimizar as ocorrências de erosões em encostas com a utilização de pneus inservíveis, à recomposição vegetal utilizando mão de obra sem necessidade de especialização específica com baixo e reutilização de materiais descartados e ganhos de espaços verdes. Falando pela equipe, Marcelo acredita que o prêmio deve servir como um novo impulso para o grupo. “Mais importante que o valor do prêmio, esse reconhecimento servirá como um grande incentivo em nossos trabalhos”, afirmou.

Na categoria individual, o primeiro prêmio foi para Mariana Gamberini Nicolini Santos, da Secretaria Municipal da Saúde, que estagia no Centro de Referência em DST/AIDS da Penha e desenvolveu o programa intitulado “Automonitoramento dos exames de colesterol e triglicérides: diminuição do risco cardiovascular, prevenção e controle da dislipidemia decorrente do tratamento da AIDS”, no qual o próprio paciente pode controlar seus índices de massa corpórea, de colesterol, de triglicérides. “O prêmio é bom porque nos estimula a nos dedicar ainda mais, mas principalmente porque mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Mariana.

Ao encerrar a premiação, a Coordenadora em exercício da Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP, Zilda Aparecida Petrucci, enalteceu a importância do encontro e do concurso. “O estágio é a primeira etapa de uma profissão, que este prêmio seja o ponto de partida para o direcionamento de uma carreira profissional de sucesso e conquistas”, concluiu.

 

Os premiados do 5º concurso “As Melhores Práticas de Estágio na PMSP” foram:

Categoria grupo:

1º lugar:

Natalia Guimarães Oliveira, Marcelo Correia da Silva e Yuri Kasakevic Tsan Hu.

Tema: Superando desafios para Implantação de Políticas Públicas de uma Megacidade

Título: O Verde e a Interface com a Preservação de Encosta

2º lugar: Esther Madeleine Leblanc, Flávia Suguimoto da Rocha, Miguel Menechini Camargo, Rodrigo Lombardi Antunes de Almeida e Uolli Longo Briotto.

Tema: Vocação e Perspectiva de uma Cidade Multicultural

Título: São Paulo, cidade multicultural: Candidatura à Expo 2020

3º lugar: Ana Cláudia Campos, Anderson Alberto Orlandi e Shirley Jesus dos Santos.

Tema: Superando desafios para Implantação de Políticas Públicas de uma Megacidade

Título: Legislação Ambiental Acessível: A Problemática das Árvores no Município de São Paulo

Categoria individual:

 

1º lugar: Mariana Gamberini Nicolini Santos

Tema: Educação, Cidadania sem perder a Identidade.

Título: Automonitoramento dos exames de colesterol e triglicérides: diminuição do risco cardiovascular, prevenção e controle da dislipidemia decorrente do tratamento da AIDS

2º lugar: Anderson Duarte

Tema: Superando desafios para a Implantação de Políticas Públicas de uma Megacidade.

Título: Georeferenciamento de Serviços da Rede Socioassistencial

3º lugar: Renata dos Reis Queiroz

Tema: Superando desafios para a Implantação de Políticas Públicas de uma Megacidade

Título: Poluição Sonora na Cidade de São Paulo: a necessidade de conscientização para o sossego público