Prefeitura de São Paulo premia as melhores práticas de estágio

Em sua 11ª edição, evento reconhece os projetos desenvolvidos por estagiários da administração municipal

Nesta terça-feira, 29, a Secretaria de Gestão, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, promoveu a 11ª edição do prêmio Melhores Práticas de Estágio na Prefeitura de São Paulo, evento que incentiva a participação dos estagiários no desenvolvimento de processos internos e de políticas públicas que facilitem e melhorem o dia a dia da administração pública municipal e do cidadão.

Nesta edição, foram 170 projetos inscritos, 62% a mais em relação ao ano de 2019, quando ocorreu a última edição. Deste total, 12 projetos ficaram entre os finalistas e apresentaram seus trabalhos a uma banca avaliadora, que definiu os ganhadores desta edição. Foram premiados 8 trabalhos, sendo 4 na modalidade individual e 4 na modalidade grupo. O prêmio total foi de R$ 27 mil, distribuídos entre os 1º a 4º lugares em ambas as modalidades.

“É uma alegria retomar o prêmio depois de dois anos sem, por conta da pandemia. Batemos recorde de inscritos. Foi notável que houve um esforço e envolvimento de todos e aproveito para parabenizar todos os estagiários que enviaram seus projetos, mesmo que não tenham ficado entre os finalistas”, diz Marcia Moralez, coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Gestão.

Bruno Melo, supervisor do CIEE, lembra que a parceria do CIEE com a Prefeitura de São Paulo vem de longa data, desde 2004, e que estão presentes no Prêmio de Melhores Práticas de Estágio desde a primeira edição. Ele considera que é uma grande oportunidade para jovens crescerem profissionalmente. “Quero enaltecer a oportunidade que a Prefeitura dá aos estudantes, não só de ofertar vagas e abrir caminhos para que eles conheçam mais sobre a administração pública, mas por permitir que os estagiários contribuam com ideias e ações que impactem positivamente a nossa sociedade”, afirmou o representante do CIEE.

Regina Pacheco, Secretária Adjunta da Secretaria de Gestão, entende que, ao mesmo tempo que os jovens crescem com a oportunidade, eles trazem inovação para a Administração Municipal. “Jovens têm o dinamismo que a Prefeitura precisa. O senso de propósito é o que temos de melhor para atrair os jovens para o setor público e, também, o convívio com várias gerações diferentes, oportunidade que startups não oferecem, por exemplo”, explicou a Secretária Adjunta.

Confira quem foram os ganhadores:

Modalidade Individual

4º Lugar
Tema: Práticas inovadoras no monitoramento e busca ativa de sífilis nos serviços de IST/AIDS
Estagiária: Sabrina Lima da Rocha
Secretaria Municipal de Saúde – SMS

3º Lugar
Tema: Governo Ativo - integração de dados do cidadão
Estagiário: João Victor de Jesus Procópio
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT

2º Lugar
Tema: Guia de Aplicação de Gestão à Vista: Ferramentas de Design na Administração Pública
Estagiário: Mathias Beissel Cipolatti
Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias - SEPEP

1º lugar
Tema: Painel MAIS São Paulo: integrando coordenadorias e ciências sobre ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade
Estagiário: Murilo de Oliveira
Secretaria Municipal de Saúde - SMS

Modalidade Grupo

4º lugar
Tema: Os caminhos alternativos para as estrelas: recursos de acessibilidade no Planetário Municipal do Carmo
Estagiários: Aghata Achilles de Oliveira e Matheus Lyra do Nascimento
Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente – SVMA

3º lugar
Tema: Efeito do beneficiamento de sementes na germinação de Casearia sylvestris Swartz (Salicaceae) e Myrsine coriacea (Sw.) R.Br. ex Roem. & Schult. (Primulaceae)
Estagiários: Daniel Gaia Carozzi, Isabela Ferrareze dos Santos e Sophia Yukimi Honda Cáceres
Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente – SVMA

2º lugar
Tema: VHBabies: Plantando o Futuro da Cidade de São Paulo - Publicação de um guia de sementes e mudas produzidas no Viveiro Harry Blossfeld (VHB)
Estagiários: Letícia Araujo Agra, Raphael Monteiro Ferreira e Yacov Kilsztajn
Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente – SVMA

1º lugar
Tema: Coletar, integrar e difundir dados sócio-territoriais através da representação cartográfica comunicativa
Estagiárias: Ana Luiza Aun Al Makul e Juliana Martines Balazs
Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL

Clique aqui para saber mais sobre os finalistas.

Perdeu a Cerimônia de Premiação do Prêmio Melhores Práticas de Estágio? Confira o evento na íntegra disponível no Youtube.