Secretaria de Gestão participa do Fórum Nacional de Secretarias em Curitiba

Marcela Arruda, secretária de Gestão, apresentou o Modelo de Renumeração de Servidores do município de São Paulo

 A Secretaria Municipal de Gestão, da Prefeitura de São Paulo, participou do 77º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais - FONAC, realizado nos dias 29 e 30 de agosto em Curitiba (PR). A secretária de Gestão, Marcela Arruda, apresentou aos gestores de outras 16 capitais presentes o Modelo de Renumeração para Servidores.

O Fórum acontece três vezes ao ano e reúne gestores de várias capitais brasileiras com objetivo de propiciar a troca de experiência e melhores práticas na área de administração pública, contribuindo para um permanente aprimoramento e atualização da gestão pública.

Marcela apresentou um panorama geral dos números de servidores ativos e inativos da Administração Direta na Prefeitura de São Paulo, perfil dos ativos e falou sobre os diferentes conceitos de remuneração (salário, vencimento e provento), dando ênfase ao novo regime de remuneração que está sendo implantado nos órgãos municipais, o subsídio.

Instituído pela Emenda Constitucional nº 19/98, o regime por subsídio passou a ser adotado na Administração Municipal em 2015. Atualmente, 27 carreiras já recebem por essa nova forma de remuneração. A secretária apresentou um diagnóstico das carreiras, os cuidados necessários para a implantação, as vantagens com o novo regime e o processo de implantação.

Segundo Marcela, o novo regime de remuneração traz maior transparência, inova no gerenciamento da folha de pagamento, oferece novas oportunidades de trabalho no setor público e retém profissionais compatíveis com as necessidades das unidades.