Servidores de Sempla participam de palestra sobre orientações posturais

Recomendações ajudam no bem estar a curto e a longo prazo

Por meio da parceria entre o Departamento de Saúde do Servidor (Dess) e a Unidade de Recursos Humanos (Coafi-4), Sempla promoveu, no dia 27 de setembro, a palestra “Orientações posturais para o dia a dia”. O evento foi o encerramento do ciclo de palestras “Qualidade de Vida no Trabalho”.

Durante a apresentação, a palestrante Patricia Moraes, do Dess, deu recomendações de como se posicionar no ambiente de trabalho, em casa e ao caminhar. Com orientações simples que podem ser passadas a todos os familiares, Patricia explicou que o posto de trabalho deve se adaptar ao homem, e não o contrário.

Cadeiras, mesas e computadores devem ser ajustados de acordo com o tamanho de cada um, lembrando sempre de manter o braço na vertical e o antebraço na horizontal apoiado na superfície. A posição do computador na mesa também é importante. Ele deve ficar centralizado e em uma altura compatível com a do usuário. “Uma dica legal é manter os olhos na altura da primeira barra de tarefas do monitor, assim você conseguirá ver tudo o que precisa sem movimentar o pescoço de forma errada”, afirma Patrícia.

Os pés também merecem atenção especial, pois, segundo Patrícia, são nossos alicerces e devem estar sempre apoiados. “Vocês já viram alicerces ficarem longe do chão?”, brinca.

Rosana Ruiz e Alda Leal, do Departamento de Recursos Humanos (DERH), sofrem com dores nas costas, mas afirmam que já praticam alongamentos e ficam atentas à postura para tentar minimizar esses problemas. “Como já não somos novinhas, não podemos nos acomodar. Temos que nos policiar”, diverte-se Alda.

 

Projetos de vida

 

No primeiro dia do Ciclo de Palestras, a servidora Sandra Marques, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), comprometeu-se a dar início ao seu projeto de vida: praticar atividades físicas e melhorar a qualidade de vida.

Durante cerca de 20 dias, Sandra usou o agitômetro, aparelho que mede a quantidade de passos dados em um dia. A meta de 10 mil passos diários foi superada logo no segundo dia. “Comecei a repensar minha alimentação e meus hábitos. Foi muito bom!”, conta.