Prefeitura renova acordo de cooperação com TRF-4 para uso do Sistema Eletrônico de Informações

Versão 4 do SEI entra em vigor na próxima segunda-feira (14) com melhorias na navegação, no gerenciamento de processos e no acesso em dispositivos móveis

A Prefeitura de São Paulo assinou hoje a renovação do Acordo de Cooperação Técnica do Sistema Eletrônico de Informações – SEI com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que desenvolveu e cedeu o sistema gratuitamente para a administração em 2014. A renovação permitirá ao município o acesso à versão 4 do SEI, a partir de segunda-feira (14).

“A tramitação eletrônica de processos possibilitou à Prefeitura, desde a implantação do sistema em 2015, a economia de 1 bilhão de folhas de papel e o corte aproximadamente 51 mil árvores. O SEI agiliza o andamento dos processos e também ajuda a cuidar do meio ambiente, o que é muito importante. Por isso agradeço o TRF-4 pela parceria”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

“De uma maneira geral, o SEI permitiu à Prefeitura atingir três grandes objetivos: além da economia de papel, houve redução no consumo de combustível em viagens de carro para a tramitação de documentos, a modernização da gestão e ampliação da transparência e integridade, já que o processo eletrônico pode ser acessado por qualquer cidadão. Também diminuiu a ociosidade de funcionários que precisavam levar processos de um lado para outro e agora podem se dedicar a outras atividades administrativas”, ressaltou o secretário executivo de Gestão, Fabricio Cobra Arbex. A Secretaria Executiva de Gestão é responsável pela gestão do SEI na Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental – CGDOC.

“Nos sentimos honrados por colaborar com o município de São Paulo. Temos certeza que essa ferramenta tecnológica vai continuar servindo bem à população da cidade”, pontuou o presidente do TRF-4, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira.

A atualização traz melhorias que facilitarão o controle e a gestão dos processos eletrônicos, maior acessibilidade e simplificação de procedimentos. Os ícones serão minimalistas e mais intuitivos, com menu organizado em ordem alfabética que pode ser recolhido otimizando a visualização das informações. Além disso, o SEI ficou totalmente adequado para uso em dispositivos móveis.

A segurança foi aprimorada com uma camada extra de proteção, a autenticação em dois fatores e impedimento de gravação da senha no navegador. A nova versão foi testada e aprovada por pessoas com baixa visão.

As novas ferramentas de gestão, como o painel de controle, permitem gerenciar melhor os processos controlando prazos, inserindo comentários, marcadores e visualização detalhada. Cada usuário poderá definir as informações do painel de controle de acordo com a forma que achar mais funcional.

Também será possível reorganizar os documentos na árvore do processo sem perder a ordem cronológica, e o bloco de assinatura pode ser enviado para um usuário especificamente.

O sistema ficará indisponível para os usuários da Prefeitura a partir das 23h de sexta-feira (11) até a madrugada de segunda-feira (13) para atualização da versão.

Assista o vídeo com explicações sobre a nova versão do SEI:

Youtube

Google Drive