Sempla promove roteiro de visita por equipamentos da Zona Norte

Durante a manhã desta segunda-feira (05), técnicos de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) acompanharam o secretário da Pasta em um roteiro de visitas por equipamentos sociais da Zona Norte da Capital.

 

O roteiro começou pelo Banco de Alimentos, com sede na rua Gastão Madeira, Vila Maria, criado em 2002 com o objetivo de arrecadar, checar e analisar doações, em sua maioria alimentos (orgânicos ou industrializados) e fazer a distribuição para entidades cadastradas. O espaço possui, atualmente, 227 instituições inscritas e, nos oito primeiros meses de 2011, distribuiu mais de 322 toneladas de mercadorias para aproximadamente 760 mil pessoas.

 

O combate à carência nutricional e ao desperdício também são metas do Banco de Alimentos, por isso, assim que a mercadoria chega é avaliada por profissionais e, no mesmo dia, já é distribuída para as entidades. E, para estimular a participação da comunidade em projetos de reciclagem e processamento de lixo, o espaço criou o “Projeto Bumerangue”, que distribui produtos de higiene pessoal em troca de ações ambientais dos moradores.

 

Em seguida, foi a vez de conhecer os trabalhos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil Vila Maria – CAPS Vila Maria, localizado na avenida Alberto Byington, 156, especializado no atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, que apresentam problemas mentais, na maioria dos casos autismo.

 

O CAPS Vila Maria conta com aproximadamente 200 pacientes, divididos nas modalidades: não intensivo, semi-intensivo e intensivo. Para facilitar no atendimento dessas crianças e adolescentes, mantém parceria com delegacias de ensino que encaminham os alunos para realizarem a avaliação. O suporte no atendimento é feito por 25 profissionais de saúde, entre eles, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e farmacêuticos.

 

O roteiro prosseguiu com a visita ao Centro de Convivência Infantil – CCI, especializado no atendimento de filhos  de funcionários de Sempla, da Subprefeitura da Vila Maria/ Vila Guilherme e das Secretarias da Educação (SME) e Saúde (SMS), nas categorias Berçários I e II, Infantil I e Mini-grupos I e II.

 

O acompanhamento pedagógico é feito pela SME é os recursos para a manutenção do espaço vem de Sempla. O CCI atende atualmente 57 crianças de 0 a 4 anos, supervisionadas por 20 profissionais, divididos em 11 docentes, quatro agentes de apoio, dois servidores de limpeza e três agentes administrativos.

 

Para ajudar no transporte das crianças, o Centro de Acompanhamento disponibiliza um veículo que sai do Vale do Anhangabaú.