Prefeitura de São Paulo participa de evento sobre reforma administrativa e gestão de pessoas

Os participantes debateram a realização de inovações nas gestões públicas

A Prefeitura de São Paulo esteve presente nesta terça-feira (13) no encerramento da Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, realizada pela Comunitas, uma organização da sociedade civil que fomenta a inovação da gestão pública no Brasil. O evento on-line foi transmitido simultaneamente pelo YouTube a partir das 17h30.

A jornada teve como objetivo apoiar governos municipais nos processos de reformas administrativas e iniciativas de melhorias de gestão de pessoas, com o intuito de alcançar uma gestão mais eficiente e uma maior qualidade na prestação de serviços. O curso transferiu conhecimento a dez municípios a partir de experiências compartilhadas dos estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

Participaram da live de encerramento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador da República, Antonio Anastasia, o professor Humberto Falcão e outros prefeitos da Jornada. A Comunitas foi representada pela CEO Regina Esteves e a Fundação Lemann, por Weber Sutti. O secretário executivo de Gestão, Fabricio Cobra Arbex, e a secretária executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias da Secretaria de Governo Municipal, Vivian Satiro, também estiveram presentes no encontro.

Ricardo Nunes abordou a temática da Reforma Administrativa que tem sido realizada no contexto municipal. “Na cidade de São Paulo, a nossa Secretaria de Gestão fez oito projetos de melhorias de gestão, como a reestruturação de nível básico e nível médio, programa de residência, a reestruturação de cargos em comissão, novo marco normativo dos concursos e novo regramento de férias , regime permanente de teletrabalho, programa de estágio e jovem aprendiz e a bonificação de resultados”, afirmou.

O senador Antonio Anastasia destacou a importância das reformas e do engajamento dos gestores municipais durante a Jornada. Segundo ele, as mudanças propiciam que o Estado trabalhe melhor em benefício do cidadão. “É fundamental que as prefeitas e os prefeitos se motivem no tema da gestão pública e percebam que sem ela é impossível termos uma boa educação, uma boa saúde e um bom desenvolvimento econômico”, salientou.

Durante o encontro, o governador Eduardo Leite também trouxe experiências relacionadas à reforma administrativa, à gestão de pessoas e à modernização do estado do Rio Grande do Sul. Leite relatou a importância de priorizar ações no âmbito da execução. “É muito importante fazer o diagnóstico, você não vai conseguir fazer tudo, os prefeitos sabem disso, não vai ser feita uma reforma que resolva absolutamente todos os problemas, mas é importante analisar e realizar um diagnóstico claro”, concluiu o governador.

O evento na íntegra pode ser acessado aqui.