Evento on-line discute saúde mental em tempos de pandemia

Cerca de 200 pessoas participaram simultaneamente da transmissão realizada pela Secretaria Executiva de Gestão

A Secretaria Executiva de Gestão, da Secretaria Municipal de Governo, realizou hoje o primeiro evento da Jornada de Saúde Mental na Prefeitura de São Paulo, antecipando as reflexões do Setembro Amarelo, com o tema “Vamos falar sobre saúde mental? Entenda a importância de cuidar da mente”. A conversa foi transmitida pela plataforma Teams e pelo YouTube ao mesmo tempo e contou com intérpretes de Libras, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPED. Cerca de 200 pessoas assistiram a apresentação simultaneamente e puderam fazer perguntas aos convidados.

“As questões mentais são uma demanda crescente na sociedade em geral e não seria diferente no setor público. Por isso a equipe da secretaria sugeriu a abordagem convidando servidores e especialistas de fora para o debate”, ressaltou o secretário executivo de Gestão, Fabricio Cobra Arbex, que abriu o evento junto com a chefe de gabinete da Secretaria de Governo Municipal, Tatiana Regina Rennó Sutto.

Antes mesmo da pandemia, os transtornos mentais já eram a causa da maior parte dos afastamentos na administração municipal, representando em torno de 42% a 48% das licenças, segundo a Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS, da SEGES. “Esse dado está dentro da média histórica, que começou a ser acompanhada em 2008”, explica a coordenadora de COGESS, Dra. Valéria Pugliese. “As principais causas são os transtornos de humor, como depressão”, afirma a médica, que tem especialização em psiquiatria, e participou da mesa junto com a Dra. Claudia Ruggiero Longhi, médica psiquiatra e diretora da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Por problemas técnicos no áudio, o Dr. Jair Mari, médico psiquiatra, professor e chefe do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, que também faria parte da mesa, não conseguiu participar, mas já foi convidado para um dos próximos eventos. A mediação foi feita pela diretora da Divisão de Epidemiologia e Informação da COGESS, Laura Santucci.

A Dra. Claudia Longhi deu dicas de que como cuidar da saúde mental por meio de exercícios físicos, alimentação e sono. “Também é essencial ingerir água, muita água. No mínimo dois litros ou mais por dia. Muitas vezes a desidratação em idosos, por exemplo, causa sintomas parecidos com a depressão”, explicou. “Manter contatos sociais é importante, mesmo que sejam virtuais por causa da pandemia. Conversar, fazer vídeo chamadas com amigos e parentes, alimentar essas relações ajuda a evitar a tristeza.”

O evento está disponível no canal da SEGES no YouTube e a programação completa dos próximos encontros pode ser acessada aqui.