Terceira reunião do conselho consultivo da Agenda 2012 traz novidades

Próximos encontros contarão com a presença de um secretário municipal, que falará sobre as intervenções da sua pasta

O Conselho Consultivo do Programa de Metas da Cidade de São Paulo (Agenda 2012) realizou, dia 29 de julho, a sua terceira reunião. Durante o evento, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) apresentou os resultados obtidos com o Programa nos últimos meses. Além disso, a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) falou aos conselheiros sobre as atribuições da pasta.

 

Numa breve explanação, o secretário de Sempla, apresentou o panorama atual da Agenda 2012, que hoje já contabiliza 32 metas concluídas e 185 em andamento, o que representa, até o momento, 58 % de eficácia. Também ressaltou a importância da transparência da Agenda 2012 e que “estamos à frente de um programa de metas único e exemplar na administração pública no Brasil”.

 

O secretário chamou a atenção para a característica que considera a mais importante do programa, o dinamismo. “Como todo instrumento de planejamento, a Agenda é dinâmica. Por isso, a discussão dos seus resultados é muito mais do que numérica; envolve outros fatores”, explicou.

 

Uma das novidades do evento foi a participação da vice-prefeita e secretária de Smads que comentou sobre a inserção das políticas da assistência social em São Paulo. Para ela, a implantação de novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) é o segredo do sucesso da pasta. “Os Cras são ambientes adequados para receber, ouvir e ajudar as pessoas que precisam de atendimento”, concluiu. Sobre as metas da Agenda, a vice-prefeita é otimista: “A expectativa é de que cumpramos 90% delas em 2011 e o restante em 2012”.

 

A eficiência dos trabalhos realizados pela vice-prefeita e secretária do Smads foi reconhecida pelos membros do Conselho Consultivo da Agenda 2012. Para eles, essas iniciativas são importantes para promover a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social de São Paulo.

 

O Conselho Consultivo é formado por 17 representantes da Prefeitura e membros da sociedade civil eleitos pela população, secretários e prefeito. O órgão tem como atribuições acompanhar o andamento das 223 metas da Agenda e apresentar sugestões e comentários a respeito delas e de outras ações da Administração Municipal. A próxima reunião está prevista para o mês de setembro.

Integrantes do Conselho Consultivo da Agenda participaram, dia 25 de julho, de um roteiro de visitas por alguns equipamentos sociais que fazem parte do Programa de metas. Clique aqui para ler o texto na íntegra.