Avaliação de Desempenho Online agiliza processos e reduz gastos com papel

O projeto pretende atingir este ano a marca de 88% dos órgãos da Prefeitura que não precisarão mais de papel para avaliar seus servidores

A Prefeitura de São Paulo realiza anualmente uma avaliação de desempenho de todos os seus servidores, seja qual for o seu cargo. Os resultados servem de instrumentos para servidores de carreira progredirem em suas áreas de atuação, por exemplo. Até 2016, este processo era realizado de maneira manual, sendo necessárias inúmeras impressões, além do tempo gasto para percorrer todo o percurso entre o preenchimento do servidor e assinaturas.

A avaliação online, projeto implementado pela SEGES, da Secretaria de Governo Municipal, moderniza o processo de avaliação de desempenho, porque substitui os instrumentais em papel pelo acesso online dos formulários, reduzindo o volume de impressões, descentralizando atividades e reduzindo o fluxo de trabalho nas unidades de recursos humanos. Apenas em 2020, a Prefeitura deixou de imprimir 100 mil instrumentais – o equivalente a 18 árvores.

O sistema online garante a integridade dos dados, facilita a consulta e o gerenciamento das informações e agiliza o processo de consolidação das notas e disponibilização mais rápido do resultado final aos servidores.

A avaliação de desempenho online, iniciada em 2016, conta com a adesão de 11 secretarias municipais, o que representa 70% dos servidores. Em 2021, a previsão é esse número suba para 88% de servidores participantes.

Premia Sampa 2020

Vale destacar que a implementação da Avaliação de Desempenho Online na Secretaria da Educação ficou entre os projetos finalistas do Premia Sampa 2020 (Categoria I: Larga Escala). A premiação, em sua quarta edição, dá visibilidade às melhores práticas dos servidores da Prefeitura de São Paulo e membros da sociedade civil, e promove a cultura de inovação no município. Saiba mais sobre o projeto finalista.