Integrantes do Conselho Consultivo da Agenda-2012 visitam equipamentos sociais

O eixo Cidade dos Direitos do Programa de Metas - Agenda 2012 tem o objetivo de promover serviços sociais que visam contribuir para o bem estar da população e, ao mesmo tempo, reduzir as diferenças na capital paulista. Para acompanhar os andamentos de alguns desses trabalhos, integrantes do Conselho Consultivo da Agenda 2012 participaram, na manhã desta segunda-feira (25), de um roteiro de visitas pelas metas 26, 31 e 33 da Agenda.

 

O roteiro promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, começou pelo Complexo Boracea (meta 26), onde os Conselheiros visitaram o Centro de Referência Especializado para Moradores em Situação de Rua (CREAS POP), o Espaço de Convivência para Moradores de Rua Barra Funda e o Centro de Acolhida para Adultos 24 horas, o Barra Funda II.

 

Além desses equipamentos, o Complexo Boracea, que tem uma área de 17 mil m², conta ainda com espaço para idosos em convalescença e mais um outro Centro de Acolhida: O Barra Funda I - 16 horas. Ao todo o local disponibiliza 1240 vagas.

 

 

A próxima parada foi no Espaço de Convivência Bela Vista (Meta 33 da Agenda 2012), que atende em média 300 pessoas por dia. Para contribuir com a higiene pessoal desses moradores de rua, o espaço oferece 20 banheiros (sendo dois adaptados para deficientes físicos), lavanderia, fraldário, barbearia e oficinas de costura.

 

Possibilitando um futuro melhor aos frequentadores, o espaço permite que sejam retirados documentos, oferece orientação jurídica e promove a capacitação profissional e oficinas culturais de canto, caligrafia, capoeira, dança de salão e trança afro. “Fiquei impressionada e eufórica em saber que a Prefeitura conta com locais bem organizados e preocupados com o bem estar social da população”, afirma Fátima Marinera, conselheira da zona leste.

 

Em seguida, os conselheiros conheceram o Centro de Acolhida Especial para Idosos – a Morada São João (meta 33), que abriga, atualmente, 210 idosos (166 homens e 44 mulheres). O equipamento, localizado no antigo Hotel Atlântico, conta com 60 suítes com banheiros adaptados para idosos.

 

Os moradores recebem seis refeições diárias, participam de oficinas culturais, aulas de dança e desfrutam de espaços de convivência com sofás, varanda e televisão. Além disso, esses idosos realizam, constantemente, passeios por equipamentos culturais de São Paulo, entre eles, o Centro Cultural Vergueiro, a biblioteca Mário de Andrade e o Museu da Língua Portuguesa.

 

Para o segundo semestre de 2011, a Morada São João implantará o “Projeto Aprendiz na Terceira Idade”, que consistirá na alfabetização dos idosos por meio de profissionais voluntários. “Nosso foco é manter essas pessoas sempre em atividade e, principalmente, exercitando a mente”, explica a assistente social da Morada São João, Cláudia Maria Alencar.