Sempla inicia trabalhos do Programa de Promoção à Saúde do Servidor previstos na Agenda 2012

Meta n° 223 da Agenda 2012 investe na valorização dos servidores

O Departamento de Saúde do Servidor (DESS), ligado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), coordenou, nos dias 4 e 5 de julho, palestras de conscientização sobre a importância do Programa de Promoção à Saúde do Servidor. A implantação deste programa faz parte da meta n° 223 da Agenda 2012 (Programa de Metas da Cidade de São Paulo), do eixo Cidade Eficiente.

 

O projeto-piloto contempla inicialmente os servidores da Guarda Civil Metropolitana (Secretaria Municipal de Segurança Urbana) e de Agentes de Controle de Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde) através de ações de promoção à saúde e prevenção de riscos cardiovasculares, detecção precoce das doenças, avaliação dos locais de trabalho e implantação das Cipas e do programa Agita Sampa Servidor, além da prevenção do uso de álcool e drogas.

 

 

A empresa  responsável pelas próximas fases do programa informa que a iniciativa  ocorrerá durante dez meses. Estão previstos a coleta de exames laboratoriais, audiometrias, exames clínicos e palestras de promoção à saúde e qualidade de vida.

 

Durante a palestra, foram apresentadas propostas da Meta 223, ressaltando a importância dos exames médicos periódicos e esclarecendo dúvidas referentes à saúde no trabalho.

 

 

Marília Muller, supervisora de Saúde de Pirituba/Perus, definiu a importância de ações como esta, de prevenção de doenças e promoção da saúde, com um famoso ditado popular. “É sempre melhor prevenir do que remediar, não é?”, brinca.

 

Segundo José Carlos Bacarin, diretor técnico do DESS, a Meta 223 tem por objetivo a implantação dos Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional e de Prevenção de Riscos Ambientais e foram iniciados em áreas de maior risco à saúde como a Zoonose e Guarda Civil Metropolitana. “A Meta vem de encontro com a preocupação da Prefeitura com o bem estar do servidor e seus anseios por uma melhor qualidade de vida”, declara Bacarin.

 

Já o secretário de Sempla informa a principal importância deste programa. “Esta iniciativa demonstra que, além de obras de infraestruturas, a Agenda 2012 também se preocupa com questões sociais, entre elas, a área da saúde”, afirma.