Servidores da Prefeitura acompanham palestra sobre planejamento financeiro

Iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e o Banco do Brasil

Por meio do Departamento de Recursos Humanos da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) promoveu, dia 26 de maio, o seminário “Projetos de Vida na Ponta do Lápis”. O evento, realizado na sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo, é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Banco do Brasil.
 

Em aproximadamente duas horas de seminário, o professor e consultor financeiro David Garcia explicou que a melhor forma de administrar o dinheiro é refletir sobre a maneira como o gastamos. “Mais importante do que quanto a gente ganha, é como gastamos esse dinheiro”, afirma.
 

O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre elas, o analista de sistemas Rubens Pinto Ferreira Jr., do Departamento de Modernização e Desburocratização de Sempla. Rubens conta que foi à palestra por um motivo específico: “Como vou ser pai novamente, em setembro, e minha esposa não está trabalhando, preciso aprender a administrar minha renda para dar conta de uma família com quatro pessoas”.
 

Segundo o palestrante, o empreendedorismo é essencial para a realização dos projetos de vida. Para David Garcia, quem quer ter sucesso tem que pensar longe. “Não adianta ficar passivo, esperando que as coisas aconteçam. A falta de visão de futuro nos leva a gastar o dinheiro de forma imediata”, explica.
 

Porém, ele ressaltou que ninguém precisa trabalhar até a exaustão. “Não dá pra se matar de tanto trabalhar e não ter tempo, nem saúde, para desfrutar. A qualidade de vida é fundamental”, finaliza.
 

Para quem perdeu a palestra e gostaria de ter participado, a Cogep promoverá outras oito edições. A próxima delas será realizada no dia 30 de junho, no Auditório do Edifício Matarazzo. As regras de inscrição serão comunicadas a partir do dia 15 de junho.