Conselho Consultivo visita obras da Agenda 2012

Equipamentos culturais visitados fazem parte do âmbito Cidade Criativa

Durante a manhã desta quarta-feira (23), os representantes do Conselho Consultivo do Programa de Metas visitaram as obras previstas nas metas 123, 124, 127 e 128, que fazem parte do eixo Cidade Criativa da Agenda 2012.

A iniciativa do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla),  permitiu que os conselheiros acompanhassem o andamento das obras de recuperação do Teatro Municipal (meta 124), do Solar da Marquesa (meta 127) e da chamada “Casa 1” (meta 128), além dos trabalhos de construção da Praça das Artes (meta 123).

A Praça das Artes prevê a recuperação da área conhecida como Quadra 27, entre a avenida São João e as ruas Formosa e Conselheiro Crispiniano. O local abrigará as sedes das Escolas Municipais de Música e de Dança, dos Corpos Artísticos, o Centro de Documentação Artística e o Museu do Teatro Municipal, que contará com uma réplica completa de seu palco, o que possibilitará retirar grande parte dos ensaios do Municipal, liberando-o para um número maior de apresentações artísticas para a população.

Para tanto, devem ser concluídos até julho de 2012 a construção de dois prédios, de 8 e 11 pavimentos, e o restauro do edifício do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e da fachada do antigo Cine Oásis, que será a entrada da Escola de Dança.

No complexo do Pátio do Colégio, o Conselho visitou as obras do Solar da Marquesa – que será a futura sede do Museu da Cidade – e da Casa 1 – que brigará o Museu da Imagem e todo acervo fotográfico da cidade. As obras do Solar, que estão quase concluídas, possibilitam o acesso à casa que foi residência da Marquesa de Santos e destacam as construções do século XVIII, com recortes em suas paredes que permitem ao visitante observar os diferentes materiais e estilos utilizados na época. A Casa 1 está sendo totalmente restaurada. Para facilitar a visita de pessoas portadoras de deficiência física e idosos foram feitas obras de acessibilidade. Atualmente, o local encontra-se na fase de restauro de suas pinturas.

O destaque da visita fica para o Teatro Municipal, cujas obras encontram-se em fase de conclusão, com sua reinauguração prevista para o mês de junho. Na visita, a Diretora Administrativa do Teatro, Beatriz Franco do Amaral e a restauradora Rafaela Calil Bernardes explicaram e exibiram aos conselheiros os resultados do trabalho. A recuperação do “Municipal” passou por diversas etapas, incluindo a retirada da tinta dos detalhes de argamassa para resgatar sua cor original, o restauro das pinturas e vitrais, a recomposição do assoalho, a renovação dos equipamentos do palco, o reparo da platéia, das frisas e dos balcões e da reforma de suas poltronas.

Responsável pelo Centro, o conselheiro Alberto Gattoni mostrou-se satisfeito com o andamento das obras. “A região precisa destes espaços funcionando. É bom poder observar que as metas serão alcançadas”, concluiu.

O secretário executivo do conselho da Agenda 2012, Mário Bérard, explicou que a visita dos conselheiros às obras foi bastante significativa. “Com essas ações, confirma-se a prioridade da Administração Municipal em demonstrar total transparência para a população”, afirmou.

O Conselho Consultivo é formado por membros do Poder Público Municipal, da Câmara Municipal, e representantes da Sociedade Civil das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da capital paulistana. A próxima reunião ordinária está prevista para o final de março, quando, além da avaliação dos resultados alcançados, deverá ocorrer o agendamento de novas visitas técnicas, em outras regiões da cidade.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão