Seminário debate Política de Gestão de Pessoas na Prefeitura de São Paulo

Evento é realizado pela primeira vez e reune 300 pessoas

 

Pela primeira vez, os profissionais da área de Recursos Humanos da Prefeitura de São Paulo têm a oportunidade de participar de um evento dirigido exclusivamente para eles. O Seminário Municipal de Gestão de Pessoas reune profissionais das diversas carreiras atuantes na área de RH de toda a Administração para uma reflexão e debate sobre as políticas e práticas relacionadas à Gestão de Pessoas.

Sob o tema “Política de Gestão de Pessoas: compromissos e desafios para os profissionais de RH da PMSP”, o Seminário foi realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), por intermédio do Departamento de Recursos Humanos (DERH), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), com o objetivo de discutir com esses servidores as demandas atuais, frente aos novos desafios interpostos, novas tendências e tecnologias. 

Por meio de painéis e palestras foram abordados aspectos sobre o papel dos profissionais de RH frente à Política de Gestão de Pessoas, desafios da Previdência Municipal, tendências da Gestão nas áreas de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas; tecnologias da informação, meritocracia e carreiras na Prefeitura, e promoção à saúde e qualidade de vida dos servidores municipais. Participaram do evento representantes de todos os órgãos setoriais e unidades responsáveis pela execução e planejamento das ações na área central de Gestão de Pessoas.

A mesa inaugural de trabalhos foi composta por João Octaviano Machado Neto, secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Dolores Maria dos Santos, coordenadora de Gestão de Pessoas; Santiago Valverde, coordenador de Gestão do Conhecimento e Capacitação, Helena Setsuco Ishida Amano, diretora do Departamento de Recursos Humanos, José Carlos Baccarin, diretor do Departamento de Saúde do Servidor, José Roberto Pereira Savóia, superintendente do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (IPREM) e Flavia Ivana Pallinger, superintendente em exercício do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, enfatizou que, hoje, a nova estrutura da SEMPLA abriga todos os órgãos e unidades que compõem o Sistema Municipal de Gestão de Pessoas, e que o trabalho de integração é muito importante. “Esse seminário é mais um ponto da estruturação da Política de Gestão de Pessoas, que está sendo trabalhada de forma integrada com as áreas de RH, que são um dos grandes pilares da Administração”.

O secretário falou também da importância da parceria entre as áreas de Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento e Capacitação. “Vocês fazem parte desse grupo de mais de 140 mil servidores ativos que, somado aos mais de 50 mil inativos, chega a quase 200 mil servidores. Sabemos que o mundo lá fora roda a uma velocidade fantástica. E, mais do que termos políticas boas de gestão de pessoas, temos que ter, de forma paralela, a capacitação do servidor. De nada adianta termos um exército se não dermos os meios para esse exército poder enfrentar os desafios que uma cidade como São Paulo tem. Estamos realizando um levantamento junto às unidades de RH para saber o perfil de curso que o servidor necessita para que ele possa desenvolver adequadamente e satisfatoriamente suas atividades. A grade da Escola no ano que vem será feita basicamente com base nessa estrutura, com cursos modernos e adequados aos servidores, em todas as áreas e tecnologias”.

João Octaviano Machado Neto, secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, fez uma reflexão sobre o papel do profissional de RH. Segundo ele, compete às equipes de RH e à estrutura geral de Gestão de Pessoas da Prefeitura compatibilizar a melhor condução na formação, capacitação e estruturação do servidor, no reconhecimento dentro de suas carreiras, para que ele possa prestar o melhor serviço ao cidadão. “É fundamental a presença dessa estrutura de Recursos Humanos sólida, moderna e adequada às necessidades da cidade. Acredito que toda a transformação que a sociedade exige de um governo passa, fundamentalmente, pela qualidade dos seus servidores. Vocês, que trabalham nas estruturas de RH são a interface desses dois lados”.

A Coordenadora de Gestão de Pessoas, Dolores Maria dos Santos, falou sobre a realização do trabalho inédito para a consolidação da Política Municipal de Gestão de Pessoas, que teve a participação de 160 representantes de todas as unidades de RH da PMSP. Esses servidores fizeram parte de um grupo de estudos conduzido pela COGEP, divisões do DERH, do DESS, e Escola de Formação do Servidor Público Municipal, com a atribuição de discutir o cotidiano de trabalho na área de Gestão de Pessoas em seis eixos temáticos: Dimensionamento da área de Gestão de Pessoas e Talentos, Recrutamento e Seleção; Gestão de Carreiras e Desenvolvimento; Gestão de Remuneração; Promoção à Saúde e Qualidade de Vida, e Formação e Capacitação.

O documento resultante desse debate subsidiará a redação da minuta de decreto para implantação dessa Política, que será finalizada por grupo a ser criado com um representante de cada secretaria, conforme determinação do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão. “Esse trabalho, fruto da construção coletiva dessas áreas, responsáveis pelas ações de RH centralizadas e descentralizadas, constitui um marco histórico e inovador na Prefeitura de São Paulo, porque fortalece e consolida as nossas ações e propicia também um maior conhecimento e integração dos processos desenvolvidos na área de Recursos Humanos”, concluiu Dolores.

Fizeram parte da grade de palestras e atividades, Rita Salete Pavão de Carvalho Valle, assessora do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM); Humberto Luís Braga Alves Mendes, assessor de Comunicação Institucional da COGEP; Hilda Lititanskas, diretora da Divisão de Gestão de Carreiras e Estágios ( DERH 4); Luis Stevanato, psicólogo, doutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP; Juarez Alves de Araujo, diretor do Departamento de Gestão de Talentos do Hospital do Servidor Público Municipal; Maria Esther Radaelli Bransdepim, diretora da Divisão de Epidemiologia e Informação ( DESS 3); Volney Gonçalves Pedroso, Prof. Dr. na Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenador de RH da Associação Saúde da Família; Ademar José Rocha, assessor de Implantação de Sistemas da COGEP; Ralf Lincoln de Paiva, gerente de Relacionamento da PRODAM para assuntos de RH; Marcelo Gonzalez, assistente técnico de Implantação de Sistemas da COGEP; Anivaldo Solano Santos, Especialista em Administração, Orçamento e Finanças Públicas da Autarquia Hospitalar Municipal; Fernando de Souza Coelho, doutor e mestre em Administração Pública e Governo - EAESP-FGV; Clovis Bueno de Azevedo, assessor da Secretaria Municipal de Educação – SME, além do grupo Teatro Empresa.

Para Silvanir Claudino Bento de Lima, chefe da Seção de Remuneração e Folha de Pagamento da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé, o Seminário foi uma ótima oportunidade de aprendizagem, avaliação do trabalho e também de confraternização. “Me senti mais valorizada por saber que a Administração vê com bons olhos nosso trabalho na área de RH. Também foi muito bom conhecer essa equipe, que é imensa”.

A avaliação final do Seminário apontou que, dos servidores que responderam ao questionário (62% dos participantes), 93% deles avaliou o evento como excelente e bom nos quesitos qualidade das apresentações, linguagens utilizadas, capacidade dos palestrantes em prender a atenção ao tema, utilidade das palestras no trabalho, flexibilidade do palestrante em responder às dúvidas levantadas e local da apresentação (acomodações, organização etc).
 

Saiba mais sobre a programação e as palestras apresentadas durante o Seminário Municipal de Gestão de Pessoas na página www.prefeitura.sp.gov.br/seminarioderh  .