Prefeitura de São Paulo é premiada no FONAC

A Prefeitura de São Paulo, representada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), ganhou o “Prêmio FONAC de Gestão Pública” pelo programa “Readaptação Funcional: Humanização e Valorização do Servidor Público Municipal”, desenvolvido pelo Departamento de Saúde do Servidor (DESS), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP).
O prêmio, em sua primeira edição, foi entregue durante o 53º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (FONAC), realizado em novembro, em Fortaleza, com a participação de 20 capitais. O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores práticas de gestão desenvolvidas pelas cidades participantes do Fórum. O 1º lugar coube à Prefeitura de São Paulo, o 2º lugar ficou com Vitória-ES e o 3º com Palmas-TO.
O Programa foi apresentado pela coordenadora da COGEP e equipe do Centro de Orientação e Apoio Profissional (COAP), do DESS.

O trabalho de readaptação funcional realizado pelo COAP, formado por uma equipe multidisciplinar, tem como objetivo principal orientar e prestar apoio profissional aos servidores municipais readaptados e com restrição ou alteração de função, e também às chefias, através do desenvolvimento de ações integradas com diversas áreas da Prefeitura. Essas ações visam facilitar e efetivar o retorno do funcionário, em sua nova condição de saúde, ao seu ambiente de trabalho. O ponto fundamental é a humanização no atendimento e valorização do servidor.

As ações do Centro repercutem em três eixos: do ponto de vista do servidor, com a melhoria da qualidade de vida, aliada à melhor adequação funcional; do ponto de vista do gestor, com o aproveitamento efetivo do seu quadro de pessoal; e do ponto de vista da Administração, na diminuição do absenteísmo por problemas relacionados a problemas de saúde.

O atendimento ao servidor é realizado de forma individual e em grupo. Os atendimentos em grupo abrangem orientações técnicas e específicas, voltadas para questões nas áreas de saúde vocal, emocional e osteomuscular. O Grupo de Informação para Readaptados – GIR atende aos servidores com laudos iniciais, orientando-os sobre questões legais e administrativas que envolvam a readaptação funcional.

No início do processo de readaptação, a maioria dos servidores se sente fragilizada, com medo do novo e com dificuldade em aceitar as mudanças na sua vida profissional. O papel do interlocutor, geralmente o profissional de RH, deve ser o de acolher e auxiliar o servidor nesta nova etapa de sua vida. Mostrar que ele pode fazer um trabalho adequado às suas condições de saúde, com prazer e dignidade. Depoimentos de servidores nessa situação destacam que um dos fatores mais importantes para o êxito da readaptação é a boa recepção dos colegas e chefias.

O caso de uma professora municipal readaptada é exemplo de que essa pode ser apenas uma fase na vida do servidor. Durante o processo de readaptação funcional, ela se conscientizou do seu problema de saúde e descobriu novas aptidões e talentos, como o de contar histórias e escrever. Publicou dois livros infantis. Mais valorizada e motivada, adquiriu novos hábitos e posturas na sua vida pessoal e profissional, persistindo no tratamento especializado. Esse conjunto de atitudes fez a diferença na mudança da sua realidade anterior. Com a melhora de sua patologia e cessação do laudo de readaptação, ela retomou sua função de origem, o que tanto queria.

 

Prêmio de Reabilitação Profissional

O Programa de Readaptação Funcional da Prefeitura de São Paulo também recebeu menção honrosa na categoria Órgãos Públicos do “2º Prêmio de Reabilitação Profissional”, promovido pelo Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (CBSSI). A iniciativa visa reconhecer as melhoras práticas de reabilitação profissional, acessibilidade e inclusão existentes no país.

Foram premiados 33 trabalhos de empresas e entidades públicas e privadas. Os trabalhos vencedores serão apresentados no 5º Congresso de Reabilitação Profissional, a ser realizado em maio de 2011, no Expo Center Norte.