Servidoras de SEMPLA ganham bolsa para curso na França

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA) e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais coordenaram o curso de especialização em Administração Pública para capacitação do servidor público municipal com bolsa de estudos na França. A iniciativa é fruto da Prefeitura de São Paulo em conjunto com o Conselho Regional Île-de-France (Crif), da França. O resultado foi positivo para a SEMPLA já que duas servidoras municipais ganharam a bolsa de estudos e vão para a França aprimorar seus conhecimentos com tudo pago pelo governo francês.

Para participar o servidor deveria atender a uma lista de pré-requisitos, entre eles, possuir experiência profissional de no mínimo três anos consecutivos na Prefeitura e ter fluência na língua francesa. Os escolhidos, além de ganhar uma bolsa de estudos, apresentarão no curso um projeto para representar a Prefeitura.

 

“O projeto que eu vou apresentar foi proposto pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas. Ele é composto por seis eixos, que estão em diferentes fases de implantação e alguns ainda estão em fase de analise. A Coordenadoria viu nesse curso na França a oportunidade de debater o projeto e de enriquecê-lo”, conta Teresa Cristina Baptistuzzo, servidora selecionada para o curso.

O processo foi feito em duas etapas. Na primeira, houve uma pré-seleção de caráter eliminatório e análise de currículo, no qual o candidato fez uma redação abordando o tema: “Como este curso contribuirá em sua carreira na PMSP”, que deveria conter no máximo 20 linhas.

Os selecionados para a próxima etapa fizeram um dossiê de candidatura que foi encaminhado para a avaliação final no Conselho Regional Île-de-France. “O dossiê de candidatura é obrigatório, ele é a segunda parte do processo de seleção da Prefeitura, e foi utilizado como um instrumento de seleção dos candidatos pela Escola Francesa (ENA). Eu estudei e me dediquei muito para todos os processos, mas para este houve uma dedicação um pouco maior. Contei com o grande apoio da diretoria da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), que me incentivou e me orientou muito”, afirma Teresa.

 

A bolsa concedida pela École Nationale D’administration (ENA) foi de 2.400 euros para os cursos de duração de um mês; caso o candidato aprovado tenha sido inscrito para o curso de formação de duração de 15 dias, receberá bolsa proporcional ao período do curso. O auxilio deverá cobrir despesas pedagógicas, seguro, despesas de estadia, transporte e alimentação.

 

“É a primeira vez que eu faço um curso internacional, e resolvi me inscrever por que achei uma oportunidade única e que deveria ser aproveitada. Recebi uma bolsa da embaixada da França no Brasil, através de uma parceria com a Prefeitura. Eles vão pagar a inscrição, o curso, a estadia e a outra parte é para transporte e alimentação”, afirma Valéria Pugliese, servidora que também participará do curso.

 

O servidor selecionado deverá ter seu afastamento autorizado sem prejuízos do cargo efetivo que titulariza. As servidoras selecionadas para esta fase foram; Valéria Pugliese e Teresa Cristina Baptistuzzo, ambas do Departamento de Saúde do Servidor.

 

“Essa iniciativa pode ampliar muito o conhecimento tanto pessoal, quanto meu como multiplicadora dentro do trabalho, pretendo fazer muita coisa e poder discutir isso aqui dentro da prefeitura”, conta Valéria.

 

Elas participarão do curso de Gestão de Recursos Humanos e Administração da Função Pública, no período de 15 de novembro a 10 de dezembro. O curso faz parte do Programa Inova Gestão e do Plano de Metas do Governo Municipal - Agenda 2012. O projeto visa à qualificação, capacitação e desenvolvimento do servidor, por meio de cursos, seminários, workshops, nas modalidades presencial e a distância.