Programa de parceria entre Prefeitura e PM chama atenção na Futurecom 2010

 

 

 

Durante três dias a Prodam, vinculada a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a PM estiveram presentes a Futurecom 2010. O evento é considerado o maior e mais qualificado do setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação da América Latina, e está em sua 12ª Edição no Brasil.

Responsável pelos programas utilizados pela Prefeitura de São Paulo, que geram transparência, agilidade e desburocratização aos serviços oferecidos à população, a Prodam montou um estande de 35 m², e apresentou aos visitantes as soluções de tecnologia da informação utilizada pela Prefeitura.

Um dos programas foi o RAIA - Relatório sobre Averiguação de Incidente Administrativo (RAIA) é resultado da interligação entre as informações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de São Paulo e o Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar.

A parceria, desenvolvida desde o final do mês de setembro, tem o objetivo de agilizar informações e, conseqüentemente, garantir maior rapidez aos serviços de zeladoria da cidade.

Desde a implantação do sistema, todos os problemas detectados são levados às Subprefeituras de forma instantânea e têm seu andamento monitorado. Nos primeiros 26 dias ocorreram 115 solicitações advindas de um policial para soluções administrativas, destas 14 foram direcionadas a prefeitura e distribuídas as subprefeituras correspondentes.

Para o Ten.Coronel Alfredo Deak Jr, que este presente na feira, essa parceria á a mais estratégica que a PM tem com a Prefeitura de São Paulo "A parceria visa retirar do ambiente urbana, áreas de desordem urbana. Então uma luz queimada, não é só uma luz queimada é uma oportunidade onde um criminoso se esconde. Um lixo amontoado na rua, não é só um lixo na rua, também é uma oportunidade para o crime acontecer. Então o RAIA tem isso, a PM ajudar a prefeitura a identificar esses locais que podem conduzir ao crime, que podem permitir que o crime aconteça, fazendo com que a prefeitura limpe essa área, mantenha essa área organizada para que nos possamos reduzir a criminalidade. Então essa parceria é a mais importante da polícia, o objetivo da PM sempre é prevenir o crime e não depois que acontece correr atrás para resolvê-lo".

O presidente da Prodam, João Octaviano Neto, também concorda com a opinião do Ten.Coronel "essa integração é muito grande, muito importante. Um policiamento preventivo ao passar por uma rua pode encontrar um elemento que seja de responsabilidade da prefeitura, e que seja indutor de insegurança. O RAIA integra a ação da polícia com as subprefeituras. A tecnologia é um fator que permite uma melhora na atuação do poder publico na melhora ao atendimento do cidadão".

Durante todo o evento a PM e Prodam receberam a visita de autoridades de várias cidades do país, assim como do exterior, que tiveram a oportunidade de ver de perto como funciona o programa, por meio dos equipamentos instalados no estande e conferir o objetivo deste tipo de parceria em beneficio do cidadão.