DE OLHO NA OBRA registra mais de 51 mil acessos este ano

Através de um sistema simples e transparente, é possível ficar sabendo se o que está sendo construído ou reformado na cidade é regular, e se a documentação está em dia. Só este ano já ocorreram 20 mil acessos a mais do que no ano passado inteiro

 

Para manter a cidade organizada, é necessário que o proprietário do imóvel tenha uma licença para construir ou reformar, isso todo mundo já sabe. Quando alguém solicita autorização para reforma ou construção de um imóvel na cidade, a Prefeitura verifica se o projeto está de acordo com as diretrizes de uso e ocupação do solo e se atende às boas técnicas construtivas, emitindo um alvará de reforma ou construção nova, onde fixa as regras para os trabalhos que serão feitos, como por exemplo, o horário em que se pode trabalhar, o nível máximo de ruído permitido. Com o objetivo de que as pessoas realizem suas obras de maneira correta, a Prefeitura de São Paulo lançou o DE OLHO NA OBRA, em julho de 2008.

A exemplo do Cidade Limpa. O programa DE OLHO NA OBRA possibilita que a população seja um fiscal da cidade e por meio da internet pode saber o que está sendo construído ou reformado na cidade de São Paulo, e o que realmente foi autorizado. A transparência inibe a construção ilegal. Em oito meses foram registrados 49.064 acessos. Nos 26 meses em que o programa está no ar foram realizados 92.679 acessos, uma média de 3.707 acessos/mês.

“O cidadão entendeu que sua participação é efetivamente significativa para denunciar obras irregulares na cidade de São Paulo. No portal da prefeitura qualquer munícipe faz sua participação ajudando numa sociedade mais transparente”, afirma João Octaviano Neto, Secretario Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização.

Todos podem participar. É só acessar o site www.prefeitura.sp.gov.br/deolhonaobra com o endereço da obra em mãos.