Prefeitura anuncia integração do SAC ao Sistema de Informações Operacionais da PM


Integração com a PM agilizará solução de demandas como buracos em vias, falta de acessibilidade, pontos irregulares de despejo de entulho e lixo, etc


A partir de agora o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de São Paulo será integrado ao Sistema de Informações Operacionais da PM (SIOPM) e ao Relatório sobre Averiguação de Incidente Administrativo (RAIA) da PM. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8) pelo prefeito Gilberto Kassab e deve agilizar a solução de problemas de zeladoria na cidade.

“Essa integração é um benefício extraordinário para a cidade. Vamos ter agilidade na ação da Prefeitura em problemas detectados também pelas rondas da PM. Embora esse trabalho já fosse feito, demorava até 90 dias para a informação chegar às subprefeituras. Agora esse processo será realizado em até 24 horas e possibilitará à Prefeitura agir mais rapidamente. Esse convênio melhora a qualidade da fiscalização com tecnologia”, disse Kassab.

A integração do SAC com o Sistema de Informações Operacionais da PM permite que a cada turno o policial possa, ao preencher o seu relatório no SIOPM, relatar problemas que dizem respeito à prefeitura e foram detectados durante a ronda. O sistema gera protocolo em tempo real para a subprefeitura da região. Cada subprefeito será informado sobre o local, o tipo e a gravidade da ocorrência. “A Prodam e a Telemática da Polícia Militar fizeram a integração do SIOPM para permitir que a ação da polícia em campo traga rapidamente para os subprefeitos as informações sobre as situações que caracterizam o Relatório sobre Averiguação de Incidente Administrativo (RAIA). Os subprefeitos serão avisados sobre os fatores de riscos e responderão à polícia sobre as medidas tomadas. Isso é um marco na relação do Estado com o Município”, esclareceu João Octaviano, secretário de Gestão, Modernização e Desburocratização.

Antes da integração, esse tipo de serviço entre a Prefeitura e a PM já acontecia. A demanda porém demorava até 90 dias para chegar à subprefeitura para então ser iniciada a ação de reparo. A partir de agora, os órgãos municipais serão avisados no prazo de 24 horas e será criado um protocolo automático de resposta à PM. Com a novidade, o policial também receberá um feddback sobre as ocorrências que registrou no SIOPM por meio do e-mail pessoal e holerite.

“Esse projeto só vem facilitar a identificação dos problemas da cidade. Hoje nós temos o sistema SAC sendo acoplado às medidas de segurança da PM e às ações de zeladoria. Além de nos ajudar a identificar os problemas, daqui a 2 meses vai ajudar a melhorar a fiscalização. Serão entre quatro e cinco mil homens a mais nos ajudando a tomar conta da cidade”, disse o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo.

Segundo o Comandante Geral da PM do Estado de São Paulo coronel Álvaro Batista Camilo, a novidade também vai contribuir para melhorar a segurança na cidade. “A segurança é responsabilidade de todos. Todos deveriam fazer esse papel de comunicar fatos da cidade. Os policiais já fazem isso, são cinco a seis mil por turno de serviço aqui na Capital. Na realidade nós automatizamos um processo que já acontecia. O cidadão vai ser beneficiado pela agilidade na solução do problema e nós trabalharemos também com a prevenção primária. É uma melhoria de gestão”, explicou o coronel PM Álvaro Batista Camilo.

 

 

Secretaria Municipal de Comunicação