BID

Meta é promover o desenvolvimento social e econômico com diversidade na região central de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, desde 2004, firmou contrato com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a implementação do PROCENTRO - Programa de Reabilitação da Área Central do Município de São Paulo - que tem por objetivo promover o desenvolvimento social e econômico com diversidade nessa região, dinamizando e criando condições de atração e suporte de atividades compatíveis com o centro metropolitano e promovendo a reabilitação urbanística e ambiental da área, com inclusão social.

O empréstimo do BID é de U$ 100,4 milhões e a contrapartida da Prefeitura de U$ 67 milhões. Atualmente estão em execução as obras de Restauro da Fachada e Ala Nobre do Teatro Municipal, a reforma da Biblioteca Mário de Andrade, as restaurações das Casas Históricas (Solar da Marquesa, a Casa n.º 1 e Beco do Pinto) e a requalificação das Ruas Comerciais da Nova Luz. Em licitação, a Drenagem do Vale do Anhangabaú, a Reurbanização da Praça Roosevelt , a atualização tecnológica do Palco do Teatro Municipal e o Plano Diretor de Arborização. Em breve serão lançadas as concorrências para a Requalificação da Rua do Gasômetro e serão contratados o Sistema de Controle Semafórico em Tempo Real e o Monitoramento e Avaliação do Programa.

A Coordenação do Programa é exercida pelo Secretário Municipal de Planejamento desde 2006, quando o Programa, após revisões e adequações, recebeu a aprovação do Banco e passou efetivamente a ser implantado. O órgão executor é a Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) , com o apoio de 10 secretarias Municipais e da Subprefeitura da Sé.

Para saber mais sobre o Programa acesse o site www.procentro.com.br e conheça todas as ações que o compõem.