Prefeitura inaugura o Centro de Formação do Itaim Paulista

Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de São Paulo inaugurou o Centro de Formação do Itaim Paulista, o primeiro dos centros voltados para a capacitação de servidores, a serem instalados nas subprefeituras da cidade.

Na ocasião, tiveram início as aulas do curso de Informática Básica, o primeiro a ser realizado no Centro, que irá proporcionar a capacitação, aperfeiçoamento e reciclagem do conhecimento sobre as tecnologias de informação e comunicação aos servidores da Subprefeitura do Itaim Paulista. A primeira turma é formada por vinte servidores, que farão as aulas duas vezes por semana e receberão certificado ao final do curso.

"Já aprendi muita coisa hoje. É um mundo diferente que pouco a pouco vamos conhecer. Junto com meu filho, agora, vou poder acessar a Internet. Também vou crescer do ponto de vista pessoal", conta Creide Faustino Coutinho, 48 anos, que junto com suas colegas de trabalho, Emília Cândida dos Santos, 55 anos, e Romilda Máxima Vilela de Lima, 62 anos, participará do curso de informática.

Tereza Lima de Almeida, 66 anos, comemora a nova oportunidade. "Eu quero aprender informática para melhorar o meu desempenho no trabalho. Vou expandir meus conhecimentos aqui mesmo no Itaim".

Segundo o Secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia, o objetivo é ampliar a rede de capacitação aos servidores, com a criação de centros de formação localizados nas subprefeituras que ofereçam os cursos regulares que atualmente são ministrados na Escola de Formação do Servidor Público Municipal, atendendo às demandas específicas de cada região. "Os servidores poderão se aperfeiçoar na própria subprefeitura, sem precisarem se deslocar até a Escola", concluiu o secretário.

"Esta é uma grande oportunidade de crescimento para todos. Aqui serão oferecidos diversos cursos que ajudarão os servidores em suas funções. A Subprefeitura vai ganhar muito", declarou o subprefeito do Itaim Paulista, Celso Capato, durante a aula inaugural.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, por meio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e Capacitação e da Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM), e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura do Itaim Paulista, que disponibilizou o local.

A Escola de Formação do Servidor Público é a responsável pela administração do programa de capacitação nos centros, programação dos cursos, disponibilização e treinamento de instrutores.

A Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo - instalou 10 computadores com acesso à internet e a infra-estrutura necessária para o funcionamento do Centro.

A iniciativa faz parte do Inova Gestão, amplo programa de capacitação e desenvolvimento do servidor, criado pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, que prevê a capacitação de até 50 mil servidores, conforme proposta da Agenda 2012.

O diretor da Escola de Formação do Servidor Público Municipal, Wilson Mendes de Souza, informou que já está programada a realização de outros cursos no Centro. "Começamos com o curso de informática e, a partir do próximo mês, estão programados cursos de Gestão de Contratos, Administração de Almoxarifados, Licitações, entre outros".

Paralelamente, a Escola também está realizando um cadastramento por região dos servidores que têm interesse em atuar como instrutores em diversos segmentos, ministrando cursos em suas unidades de trabalho. "Estamos recrutando novos instrutores para serem capacitados pela Escola com o objetivo de formarmos um banco de instrutores setorial, ampliando a oferta de cursos e facilitando o acesso ao servidor", finalizou Souza. Na Subprefeitura do Itaim, o primeiro servidor capacitado como instrutor já vai atuar no curso de informática.



Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização