Prefeito participa da entrega de certificados aos gestores públicos do Programa Inova Gestão

O prefeito de São Paulo participou nesta segunda-feira (30/11) da entrega de certificados dos primeiros dois cursos de capacitação de gestores públicos do Programa Inova Gestão. Trata-se de um amplo programa de qualificação e desenvolvimento do servidor municipal criado pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, por meio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e Capacitação.

Durante a cerimônia, realizada na sede da Prefeitura, foram divulgados os oito projetos produzidos durante os cursos que obtiveram a melhor avaliação. Desses, três terão prioridade de implantação pela administração municipal. Os cursos tiveram início em agosto passado e foram ministrados pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), entidade vinculada ao Governo do Estado.

O prefeito destacou a importância da capacitação do funcionalismo. "O servidor, qualquer que seja a sua responsabilidade, precisa ser valorizado pela administração, para que ele tenha amor ao seu trabalho, reconhecimento e a confiança do poder público à sua ação. Ele também precisa ser capacitado permanentemente, pois a capacitação é a porta de entrada da Prefeitura. Somos nós que atendemos as 11 milhões de pessoas que moram em São Paulo. Essa é a razão desse programa Inova Gestão: recuperar a nossa condição de ação com mais eficiência", declarou.

O Inova Gestão prevê a capacitação de até 50 mil servidores, seguindo o plano de metas do governo municipal, Agenda 2012, com ênfase na modernização e inovação da gestão pública, e seu impacto na elevação da qualidade dos serviços prestados à população pelos diversos órgãos municipais.

Ao todo, 306 servidores concluíram os cursos de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação e Capacitação em Gestão de Pessoas e receberam os certificados durante o evento. Onze servidores representaram os demais participantes e receberam os certificados das mãos do prefeito, do secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização, e do secretário de Governo.

Todos os participantes comporão a Rede de Conhecimento e Inovação da Prefeitura de São Paulo, que irá desenvolver projetos voltados ao desenvolvimento de pessoas e à melhoria da gestão pública.

O secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização destacou o pioneirismo do programa Inova Gestão que, pela primeira vez, realiza uma capacitação focada na eficiência da administração pública. "Temos uma meta ousada para 2010 em elevar o número de alunos participantes dos cursos, passando de 306 para mais de 10 mil. Para isso, iremos usar toda a tecnologia disponível. Serão criadas salas de capacitação em todas as subprefeituras".

O curso Capacitação em Gestão de Pessoas tratou, principalmente, a questão da liderança no contexto de mudança e o papel do dirigente de recursos humanos. Abordou ainda a metodologia para elaboração de um plano municipal de capacitação e a articulação e manutenção de redes sociais. O objetivo é fazer com que os profissionais da área de RH passem a criar propostas de desenvolvimento de pessoas relacionadas aos projetos e programas de governo.

Ao abordar os novos paradigmas do setor público na era do conhecimento, o curso de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação teve como foco as mudanças tecnológicas, geradas pelo intenso uso das ferramentas sociais, e metodológicas, objetivando a criação de ambientes para a aceleração do processo de criação e compartilhamento do conhecimento organizacional.

Após o término da disciplina Gestão Estratégica de Projetos foram destacados 23 projetos desenvolvidos pelas equipes. Desse total, foram divulgados oito que tiveram melhor avaliação e serão premiados. Os trabalhos foram avaliados por uma banca julgadora formada por profissionais da Fundap e da Prefeitura.

A lista dos oito projetos classificados:

- Compartilhando um Sonho - Com São Paulo Eu Tenho um Lar Me Leva São Paulo
- Parque Sustentável - Modelo de Sustentabilidade na Cidade de São Paulo
- Poda Racional de Árvores e Aproveitamento de Resíduos
- Inova Sub - A sua Subprefeitura em rede
Rede Municipal de Cultura
- Melhora Praça
- Inova Bairro - O Espaço do Cidadão

Parcerias para capacitação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e Capacitação, da Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, formalizou até o momento parceria com 14 instituições de ensino para oferecer aos servidores municipais e seus dependentes descontos na matrícula e nas mensalidades de seus cursos ou programas. Os cursos oferecidos vão desde a educação infantil até a pós-graduação. Também estão incluídas escolas técnicas e de idiomas.