Café Hacker reúne membros da Administração e da sociedade civil para discutir a criação do site Planeja Sampa

 Nesta quarta-feira (09) a Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (Sempla) e a Controladoria Geral do Município (CGM) reuniram no Café Hacker SP pessoas da sociedade civil e profissionais de diversas secretarias da Prefeitura de São Paulo para discutir o desenvolvimento de uma plataforma digital para o Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento.

Ou seja, a partir de agora a participação e o acompanhamento popular, que já acontecem em ações presenciais como nas audiências públicas, poderão ocorrer também no ambiente virtual. Os objetivos principais desse Café Hacker SP foram permitir a troca de ideias, conhecimento e a exposição de sugestões e possíveis encaminhamentos para o desenvolvimento do site batizado de Planeja Sampa, que irá instrumentalizar e qualificar ainda mais a participação popular.

Os participantes puderam conhecer as primeiras etapas já realizadas e questionar sobre os próximos passos. Um dos fatores mais elogiados pelos presentes foi a preocupação da Administração em tornar a navegabilidade do site atrativa para o munícipe e o esforço em facilitar a busca de dados. Outro ponto considerado positivo é o compartilhamento dos temas nas redes sociais como Facebook e Twitter, dada a possibilidade de monitoramento e divulgação das questões por um número ilimitado de pessoas, enriquecendo assim a participação e a colaboração no processo de construção do planejamento e orçamento da cidade.

Outros encontros serão marcados para discutir o desenvolvimento do site Planeja Sampa. Nessa edição do Café Hacker participaram membros do GPOPAI-USP, da Rede Nossa São Paulo, Open Knowledge Foundation, Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo – AEPPSP, Plone Foundation, Transparência Hacker, dentre outros.

Café Hacker SP

É composto por encontros periódicos entre profissionais da Comunicação – jornalistas, programadores, pesquisadores – e membros da sociedade civil para a discussão sobre sites e sistemas da Prefeitura, em funcionamento ou desenvolvimento; dados e informações de políticas públicas no município; e ferramentas e experiências sobre as quais vale a pena trocar ideias.

A iniciativa é uma parceria da Controladoria Geral do Município (CGM) e das diversas secretarias e órgãos públicos municipais. Acesse o site. Nele é possível visualizar as edições anteriores, inclusive o vídeo do encontro, e verificar a data e o assunto do próximo Café Hacker. http://cafehackersp.org/