Palestra ensina conceitos básicos sobre Ayurveda

Funcionários da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) participaram, no último dia 10, da palestra "Como manter a saúde e prolongar a vida com métodos naturais através do Ayurveda - a medicina tradicional da Índia". O tema faz parte do ciclo de palestras "Saúde, bem estar e atitudes positivas", que tem sido realizado pelo Departamento de Saúde do Servidor, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), voltado aos servidores municipais.

O palestrante Dr. José Ruguê Ribeiro Junior, médico especialista em terapia intensiva e em Ayurveda, explicou os princípios básicos desse método medicinal indiano, que tem sido difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional . Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur).

Segundo Ribeiro Junior, está ocorrendo no mundo um aumento da Síndrome Metabólica, caracterizada pela associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares graves, como o infarto, principal causa de morte. Entre esses fatores estão o diabetes, colesterol alto, sobrepeso e hipertensão; problemas causados, principalmente, pelo estilo de vida. "Ao invés de termos uma visão crítica sobre nosso estilo de vida, somos induzidos a pensar que algum remédio sempre vai dar a solução para nossos problemas. O estado mental, a boa alimentação e exercícios são o que produzem saúde, não remédios. Precisamos ter auto-responsabilidade com nossa saúde. Saúde não é um fim. É um meio", concluiu.

Para o Ayurveda, o corpo humano é considerado como uma "máquina metabólica", cujo combustível não é só o alimento (sólido, líquido e o ar), mas, também, as emoções, os pensamentos, o que sentimos. Para ser assimilado devidamente por nosso organismo, esse "combustível" deve passar por um processo de metabolização ou digestão. Daí a importância do nosso Sistema Digestivo, chamado de Agni (fogo), que tem a capacidade de transformar os alimentos em nutrientes e dejetos. As emoções, os estados mentais têm influência direta nesse processo digestivo, e a digestão incompleta dos alimentos, causada por escolhas inadequadas, é apontada como principal origem dos problemas de saúde.

Outro aspecto importante para o Ayurveda é a individualização do ser humano, que considera cada pessoa como um código único. O que é bom para uma pessoa, no âmbito da alimentação, pode ser prejudicial para outra, além da diferença na percepção de valores das coisas em cada um. Nesse sentido, o Ayurveda classifica as pessoas por meio dos padrões de energia denominados de Vata (vento), Pitta (fogo) e Kapha (água e terra). Essas energias têm que ser equilibradas e caracterizam a personalidade, o metabolismo, a estrutura física e psíquica, e a relação que a pessoa tem com o mundo externo.

A má alimentação, sem levar em conta as combinações adequadas, o horário, o estado da digestão, a idade e outros fatores; as escolhas inadequadas de estilo de vida, e a incidência das emoções e pensamentos negativos levam a um desequilíbrio de energias e consequente geração de doenças. Nesse sentido, Ribeiro Junior aconselhou compararmos o desempenho do nosso organismo ao de um carro. "Muitos conhecem bem a otimização do desempenho de um carro, mas não usam o mesmo princípio para si mesmos. Não prestam atenção no funcionamento do próprio organismo. Assim como o motor do carro precisa de um combustível de boa qualidade, nosso corpo também precisa, e isso depende da boa escolha dos alimentos, adaptando os hábitos alimentares ao padrão de cada pessoa, a cada momento".

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sempla