Cerca de 150 servidores participaram, no último dia 10, da palestra “Habilidades Pessoais na Qualidade da Gestão”, promovida pela Escola de Formação do Servidor Público Municipal. A iniciativa é parte do Programa Qualidade na Gestão Pública, desenvolvido por Joana Aparecida Barbosa Morales, pós-graduada em Gestão Integrada, e Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade da Subprefeitura do Jabaquara, primeira a receber a Certificação ISO9001 de Gestão de Qualidade.
Mais de mil servidores já assistiram à referida palestra, realizada em várias unidades da Prefeitura, desde outubro de 2012. Segundo Joana, a idéia de realizar esse trabalho surgiu após a leitura do livro “Competências Pessoais que todas as empresas procuram”, de John C. Maxwell, que serviu de base para o conteúdo da apresentação. Os principais tópicos abordados são: habilidades sociais, relações interpessoais, importância do trabalho em equipe, respeito às diversidades, para melhor convívio; adaptação às mudanças e como reagir a elas, buscando o aperfeiçoamento constante, com maior compromisso e responsabilidade.
Hoje em dia, além das habilidades técnicas, exigidas para o desempenho de uma função, as habilidades pessoais são cada vez mais requisitadas e valorizadas no mercado de trabalho e, também, no âmbito pessoal. Ser competente não significa, necessariamente, habilitar-se para competir, mas para participar, compartilhar, colaborar, construir e conviver. Para isso, são fundamentais o conhecimento (saber), a habilidade (saber fazer) e atitude (querer fazer).
De acordo com a exigência do trabalho, novas habilidades devem ser incorporadas, aprimorando o conhecimento e potencial adquiridos. Nesse sentido, Joana enfatiza a importância de se compartilhar o conhecimento, trabalhar em equipe e estar sempre aberto ao aprendizado. “Quanto mais capacitados formos, mais indispensáveis seremos”.
Na apresentação, são elencadas e explicadas detalhadamente 17 habilidades pessoais necessárias, hoje, para superar os desafios de uma sociedade em constante transformação e obter sucesso nas nossas relações profissionais ou pessoais. Essas habilidades, que devemos buscar alcançar no nosso dia-a-dia são: ser Adaptável, Colaborador, Compromissado, Comunicativo, Competente, Confiável, Disciplinado, Expansivo, Entusiástico, Intencional, Consciente da missão, Preparado, Relacional, Aperfeiçoador, Desprendido, Voltado para soluções e Persistente.
Por fim, Joana deixa uma mensagem motivadora: “Você supera 50% das pessoas trabalhando com afinco, outros 40% sendo uma pessoa honesta e íntegra, e defendendo alguma coisa, os 10% restantes fazem parte da livre concorrência”.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sempla