Palestra aborda a importância das habilidades pessoais na qualidade da gestão

Cerca de 150 servidores participaram, no último dia 10, da palestra “Habilidades Pessoais na Qualidade da Gestão”, promovida pela Escola de Formação do Servidor Público Municipal. A iniciativa é parte do Programa Qualidade na Gestão Pública, desenvolvido por Joana Aparecida Barbosa Morales, pós-graduada em Gestão Integrada, e Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade da Subprefeitura do Jabaquara, primeira a receber a Certificação ISO9001 de Gestão de Qualidade.

Mais de mil servidores já assistiram à referida palestra, realizada em várias unidades da Prefeitura, desde outubro de 2012. Segundo Joana, a idéia de realizar esse trabalho surgiu após a leitura do livro “Competências Pessoais que todas as empresas procuram”, de John C. Maxwell, que serviu de base para o conteúdo da apresentação. Os principais tópicos abordados são: habilidades sociais, relações interpessoais, importância do trabalho em equipe, respeito às diversidades, para melhor convívio; adaptação às mudanças e como reagir a elas, buscando o aperfeiçoamento constante, com maior compromisso e responsabilidade.

Hoje em dia, além das habilidades técnicas, exigidas para o desempenho de uma função, as habilidades pessoais são cada vez mais requisitadas e valorizadas no mercado de trabalho e, também, no âmbito pessoal. Ser competente não significa, necessariamente, habilitar-se para competir, mas para participar, compartilhar, colaborar, construir e conviver. Para isso, são fundamentais o conhecimento (saber), a habilidade (saber fazer) e atitude (querer fazer).

Joana Aparecida Barbosa MoralesDe acordo com a exigência do trabalho, novas habilidades devem ser incorporadas, aprimorando o conhecimento e potencial adquiridos. Nesse sentido, Joana enfatiza a importância de se compartilhar o conhecimento, trabalhar em equipe e estar sempre aberto ao aprendizado. “Quanto mais capacitados formos, mais indispensáveis seremos”.

Na apresentação, são elencadas e explicadas detalhadamente 17 habilidades pessoais necessárias, hoje, para superar os desafios de uma sociedade em constante transformação e obter sucesso nas nossas relações profissionais ou pessoais. Essas habilidades, que devemos buscar alcançar no nosso dia-a-dia são: ser Adaptável, Colaborador, Compromissado, Comunicativo, Competente, Confiável, Disciplinado, Expansivo, Entusiástico, Intencional, Consciente da missão, Preparado, Relacional, Aperfeiçoador, Desprendido, Voltado para soluções e Persistente.

Por fim, Joana deixa uma mensagem motivadora: “Você supera 50% das pessoas trabalhando com afinco, outros 40% sendo uma pessoa honesta e íntegra, e defendendo alguma coisa, os 10% restantes fazem parte da livre concorrência”.

 

 


Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sempla