Curso inédito discute aspectos práticos da gestão de contratos

Participantes eram ligados as áreas de licenciamento, supervisão de suprimentos, contratos e assessoria jurídica

Na última terça-feira (10) um grupo de 27 servidores da Prefeitura de São Paulo participou de um curso voltado para a gestão prática de contratos. Realizado na Escola de Formação do Servidor Municipal (ESFM), órgão vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) de Sempla, o curso é inédito na Administração.

Com oito horas de duração, ele difere de outros relacionados ao mesmo tema por se concentrar na discussão dos desafios práticos de quem trabalha na área, além de apresentar metodologias a serem adotadas pelos servidores durante a execução do contrato.

O instrutor Vicente Prado, com mais de 20 anos de carreira na Prefeitura, abordou de forma clara e objetiva as etapas do processo licitatório e alertou os participantes para os principais problemas decorrentes do mau planejamento e controle técnico, administrativo e financeiro dos contratos.

Prado também reforçou a importância e responsabilidade do agente público como defensor dos interesses da Administração Pública, garantindo a eficácia e eficiência dos contratos e dos serviços prestados à população. Nesse sentido, os participantes foram levados a refletir sobre as consequências de se adotar determinadas atitudes consideradas comuns na Administração.

Qual o impacto para o orçamento municipal de um projeto mal planejado? O que pode ser feito para que os aditamentos não se façam sempre necessários? Qual é o papel do gestor de contratos e do fiscal? Todas essas questões foram levantadas durante o curso juntamente com a explicitação das competências, habilidades e atitudes que devem permear a atividade dos gestores. O público-alvo do curso foi basicamente composto por servidores ligados as áreas de licenciamento, supervisão de suprimentos, contratos e assessoria jurídica.