EFSPM conclui ciclo de palestras para servidores

 A Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM) concluiu, na última sexta-feira (21/06), o segundo ciclo de palestras, organizado em conjunto com o Departamento de Saúde do Servidor (DSS), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Sempla, cujo objetivo é proporcionar bem estar e melhor qualidade de vida a funcionários de todas as unidades da administração municipal.

O ciclo encerrou-se com a palestra “Estimulando a Memória”, proferida pela terapeuta ocupacional Edriana Regina Consorti, da Unidade de Referência à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal da Saúde. E com “Quem não se comunica?”, por parte da palestrante Maria Silvana Gomes Mariano Duque Estrada, da equipe do DSS.

Anteriormente, a EFSPM programou, desde o início de junho, palestras com os seguintes temas: “O Homem e a Felicidade”, “Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho” e “Bem Estar no Atendimento”. Toda a temática do ciclo é voltada principalmente a servidores que trabalham em unidades da Prefeitura voltadas ao atendimento público, ou seja, que têm contato direto com munícipes.

Por outro lado, os funcionários que se inscrevem e participam desses eventos da EFSPM são, em grande parte, os que recebem a Gratificação por Atendimento Público (GAP) e que, para isso, precisam comparecer a um total de 20 horas por ano a algum curso de aperfeiçoamento profissional.

Atualmente, a média de idade entre os funcionários municipais está em 45,5 anos, o que já é uma justificativa para a palestra sobre memória, cuja perda de eficiência é mais sentida entre os mais idosos. E a palestrante Edriana Consorti iniciou sua exposição com a seguinte frase da escritora Adélia Prado: “O que a memória ama fica eterno”. Ela sintetiza a importância, para cada pessoa, da memória autobiográfica.

Na sua exposição, Maria Silvana citou estudos que mostram que 90% dos problemas de relacionamento pessoal estão ligados a problemas de comunicação. Esses mesmos ruídos seriam a causa de 60% das dificuldades surgidas na vida corporativa, ou seja, no desempenho profissional das pessoas. E, como forma de superar esses ruídos de comunicação, ela demonstrou a importância da assertividade nos relacionamentos, com comportamentos claros, objetivos e diretos, para melhor compreensão das mensagens.