Prefeitura conclui audiências públicas sobre Programa de Metas

Mais de 5.200 pessoas participaram das audiências ocorridas nos dois últimos sábados nas 31 subprefeituras

Foram concluídas neste sábado (22), as audiências públicas previstas para as 31 Subprefeituras com o objetivo de apresentar a população o Programa de Metas 2013 – 2016. Somente no sábado, aproximadamente 3.200 pessoas, entre representantes da sociedade civil, moradores locais e autoridades municipais, participaram do evento.

Durante as audiências a população pode conhecer o Programa de Metas elaborado para os quatro anos de gestão, inclusive metas para a sua região. Além de conhecer as propostas, os moradores também puderam contribuir com sugestões e fazer reivindicações. A maioria das solicitações foi para a área da saúde, como a ampliação dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) para crianças, jovens e adultos.

Os participantes também pediram mais investimentos nas áreas da Cultural, Educação, Segurança e Assistência Social, principalmente, com relação aos idosos. As ações já estavam previstas no programa de governo, ainda que não tivessem sido incluídas no Programa de Metas. A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani, esclareceu que serão elaboradas metas específicas para os idosos em conjunto com as secretarias que atuam diretamente com estas pessoas e que essas ações e intervenções passarão a fazer parte do Programa de Metas.

Todas as sugestões serão analisadas pela Prefeitura e poderão ser incorporadas ao programa, desde que não conflitem com o Programa de Governo e com a metodologia e as diretrizes do Programa de Metas.

Ao todo o Programa inclui 100 metas, associadas a 21 objetivos e organizadas em três eixos temáticos (compromissos com os direitos sociais e civis, desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades e gestão descentralizada, participativa e transparente).

O plano foi elaborado de acordo com cinco articulações territoriais: resgate da cidadania nos territórios mais vulneráveis; estruturação do Arco do Futuro; fortalecimento das centralidades locais e das redes de equipamentos públicos; requalificação da área central da cidade e a reordenação da fronteira ambiental.


Audiências temáticas

Dando continuidade às audiências temáticas, acontece nesta segunda-feira (22), às 18h30, na sede dos sindicados dos Engenheiros do Estado de São Paulo, a discussão do Eixo 2 - “Desenvolvimento Econômico Sustentável com Redução das Desigualdades”. Na próxima quinta-feira (25), será a vez do Eixo 3 - Gestão descentralizada, participativa e transparente. No dia 30 de abril haverá a última Audiência Geral na Câmara Municipal.

A versão final do Programa de Metas 2013-2016 será divulgada após essas consultas públicas e passará periodicamente por um processo de repactuação participativa, de modo a garantir transparência e efetividade ao planejamento público.

Além de participar das audiências públicas, o munícipe também poderá contribuir para o Planejamento Público, enviando sugestões para o Programa de Metas 2013-2016 no e-mail: programademetas@prefeitura.sp.gov.br