Desburocratização dos processos públicos

Palestra na Escola do Servidor explicou que a burocracia não deve impedir a livre iniciativa de pensamento

“Burocracia” é uma palavra que vem do grego e quer dizer “poder que emana do escritório”. Muito diferente do significado que estamos acostumados a ouvir: processos parados e muitos papéis empilhados nas mesas.

Para tentar desmistificar esta situação a Escola do Servidor Público Municipal promoveu no dia 19 de março, a palestra “Administração Pública Brasileira: a introdução do modelo gerencial”. O tema foi apresentado por, também servidor da Secretaria Municipal de Finanças, Maurício Mariano – pós-graduado em Gestão Pública – para um auditório lotado.

Para o palestrante, a estrutura burocrática é necessária para dar racionalismo às ações executadas pelo Poder Público. “Tornar o sistema previsível, eficiente e impessoal, ou seja, independente do funcionário a informação é a mesma”, disse. No entanto, o excesso de burocratização transforma o ambiente ineficaz. Para Mariano, há resistências às mudanças e são naturais, porém o ideal é encontrar um nível comum entre o relaxamento e o estresse extremo. “Se a zona de conforto é grande, as pessoas se acomodam”, comentou.

A palestra também abordou a Nova Gestão Pública, em que é necessário, rever as normas e trabalhar com alguns itens como: Profissionalização; Transparência; Descentralização; Desconcentração; Gestão por resultados; Responsabilização. Isto tudo procurando novas formas de controle e prestação de serviços voltados à orientação para o cidadão.

A participação dos servidores foi bastante ativa e houve várias discussões entorno das diferenças entre a burocracia pública e a privada. Para a funcionária Maria Cristina S.F.L. Arbage, psicóloga na Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, a palestra promoveu a mudança de pensamento. “É preciso mudar a visão do sistema. Quando modificamos a postura interior é fantástico. É saber que você pode fazer diferente”, disse.

Para finalizar, Mariano disse que é importante atuarmos na desburocratização dos processos públicos, eliminando ou reduzindo as disfunções para aumentar o grau de eficiência e efetividade da administração. “A burocracia não impede a livre iniciativa”, afirmou.

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos no Facebook