O que faz a Coordenadoria de Administração e Finanças de SEMPLA

COAFI controla e administra todas as ações previstas no orçamento da Secretaria e demais áreas, como o IPREM

Em todas as unidades da Prefeitura de São Paulo existem departamentos ou divisões que cuidam das áreas administrativa e financeira. Várias são as siglas, mas as ações são as mesmas. Dentro da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) é coordenada pela Coordenadoria de Administração e Finanças (COAFI), a parte do suporte administrativo, financeiro e recursos humanos.

A Coordenadoria Geral da Administração e Finanças é composto por 05 (cinco) divisões:

COAFI. 1 - Centro de Documentação, que seleciona, reúne, indexa e disponibiliza para consulta, documentação jurídica extraída de Diários Oficiais ou Processos e Pareceres Jurídicos, gerados em âmbito municipal, organizados de forma a oferecer subsídios para consultas especializadas, e também formar, em seu conjunto, um painel histórico das realizações, mudanças e alterações ocorridas em Secretarias e Autarquias, rastreando, em última análise a memória da PMSP.

COAFI. 2 – Divisão de Controle dos Contratos da SEMPLA, exerce o acompanhamentos dos prazos, bem como acompanha a evolução financeira dos contratos da SEMPLA e alguns que atendem a PMSP como, por exemplo, o contrato da IMESP (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que fornece as publicações do Diário Oficial da Cidade), o contrato CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) que fornece estágios para PMSP e alguns contratos da PRODAM.

COAFI. 3 – Divisão de Controle Orçamentário, execução orçamentária de todas as despesas, controle de Bens Patrimoniais Móveis e empenhamento automático da folha de pagamento – SAD (Sistema de Acompanhamento da Despesa) da PMSP.

COAFI. 4 – Divisão de Recursos Humanos cuida da vida funcional dos servidores da SEMPLA, que administra e fornece informações sobre cadastro de servidores, progressão funcional, encaminhamento de férias entre outros benefícios.

COAFI. 5 – Divisão de Serviços de Suporte – gerir e administrar todos os contratos, acordos, bem como a gestão dos Contratos qualitativamente e quantitativamente dos bens de consumo e sua distribuição; Administrar os serviços de transportes de bens e pessoas, de vigilância e de limpeza das dependências da Secretaria; prestar serviços de portaria, zeladoria e copa

Além dos contratos que atendem a PMSP, a Coordenadoria atende as despesas com Encargos Gerais do Município, como IPREM, auxílio funeral, reembolso de vencimentos de funcionários cedidos e previdência social (INSS) que são pagos dentro do orçamento de Sempla.

Por determinação do Prefeito, Fernando Haddad, o COAFI já está trabalhando na revisão e renegociação dos contratos de Sempla. A redução deve ficar em 20%.