Saúde para o Servidor

O trabalho do Departamento não se restringe às perícias médicas. O órgão possui diversos serviços de apoio ao servidor público municipal e programas premiados nacionalmente

O Departamento de Saúde do Servidor – DESS é vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

O DESS está estruturado em três divisões e uma supervisão:

Divisão de Perícia Médica (DESS 1): é a “porta de entrada” para o servidor público municipal. Todas as pessoas que ingressam na Prefeitura de São Paulo passam por aqui. Além disso, o trabalho pesado do Departamento também acontece neste setor: perícias médicas, licenças por doença para o servidor, licenças para auxiliar familiares diretos em tratamento, licenças gestantes, acidente do trabalho, doenças profissionais, readaptação funcional, aposentadoria por invalidez, isenção de imposto de renda, isenção de IPREM, concessão de auxílio doença, perícia para salário família.

Divisão de Epidemiologia e Informação (DESS 2): responsável pelos registros epidemiológicos, apoio a outras divisões e a documentação médica, que fica por aqui. A divisão possui um cadastro com as doenças que mais afetam ao servidor, informações preciosas que subsidiam a atuação de todas as outras equipes.

Divisão de Promoção a Saúde (DESS 3): A divisão conta com equipes multidisciplinares para apoio aos readaptados, orientação em segurança do trabalho, terapias ocupacionais e o premiado Programa Municipal de Saúde da Voz. Realiza atendimento aos servidores bem como ministra cursos na área de prevenção e promoção á saúde e também promove as campanhas de prevenção e vacinação dos servidores, que são incentivadas e informadas por esta divisão.

Supervisão de Apoio à Gestão (DESS 4): responsável pela administração do prédio onde está o DESS, bem como pelas unidades regionalizadas para o atendimento aos servidores municipais no Hospital do Servidor Público Municipal, em Santo Amaro, Santana e São Miguel Paulista.

O atual diretor do Departamento de Saúde do Servidor é o Dr José Carlos Bacarin, médico especialista em Medicina do Trabalho e Pediatria, pelo Conselho Federal de Medicina, formado em 1978 e atuando na PMSP desde 1985.

O DESS possui manuais, cartilhas, informes e dados orientando os servidores quanto ao devido uso dos serviços, cursos e campanhas sob responsabilidade do Departamento. O material está disponível no Manual de Saúde do Servidor, no site de SEMPLA (www.prefeitura.sp.gov.br/manualdess) dentro do link “Portal do Servidor”, disponível para download.

Nas semanas seguintes vamos aprofundar os temas e falar qual o trabalho de cada divisão.