Prefeitura forma gestores que irão compor rede de conhecimento e inovação

27/11/2009 - Modernização, Gestão e Desburocratização

Nesta segunda-feira (30), às 10h, na sede da Prefeitura de São Paulo, acontece o encerramento dos primeiros dois cursos de capacitação de gestores públicos do Programa Inova Gestão, amplo programa de qualificação e desenvolvimento do servidor, criado pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, por meio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e Capacitação.

O Inova Gestão prevê a capacitação de até 50 mil servidores – dentro do plano de metas do governo municipal - Agenda 2012 – com ênfase na modernização e inovação da gestão pública e seu impacto na elevação da qualidade dos serviços prestados à população pelos diversos órgãos municipais, além de motivar o funcionalismo.

Os primeiros cursos do Programa foram dirigidos aos servidores do alto escalão da Prefeitura, indicados pelas secretarias municipais, entre gestores de nível estratégico e dirigentes da área de gestão de pessoas.
 
Ao todo, são 306 servidores aprovados nos cursos de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação, e Capacitação em Gestão de Pessoas, que receberão os certificados durante o evento. Esses gestores comporão a Rede de Conhecimento e Inovação da Prefeitura de São Paulo, que irá desenvolver projetos voltados ao desenvolvimento de pessoas e à melhoria da gestão pública.

Os cursos tiveram início em agosto e foram ministrados pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), entidade vinculada ao Governo do Estado.

Ao abordar os novos paradigmas do setor público na era do conhecimento, o curso de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação teve como foco as mudanças tecnológicas, geradas pelo intenso uso das ferramentas sociais, e metodológicas, objetivando a criação de ambientes para a aceleração do processo de criação e compartilhamento do conhecimento organizacional.

Uma das características mais importantes do curso de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação diz respeito à sua orientação para a  elaboração de projetos inovadores que contribuam para a melhoria e a ampliação do leque de serviços à população. Para atender a esta demanda, os participantes deste curso foram distribuídos em equipes, cada uma responsável pela elaboração de um projeto.
 
Após o término da disciplina Gestão Estratégica de Projetos foram definidos 23 projetos a serem desenvolvidos pelas equipes. Os alunos tiveram contato com diversas disciplinas e docentes que os auxiliaram na elaboração dos projetos. Os trabalhos foram apresentados pelas respectivas equipes nos dias 24 e 25, e avaliados por uma banca julgadora formada por profissionais da Fundap e da Prefeitura.  A relação dos projetos pode ser conferida no site http://www.fundap.sp.gov.br/inovagestao/listaprojetos.asp

Durante o evento, serão divulgados os projetos melhor avaliados, dos quais três serão premiados e considerados prioritários pela Prefeitura de São Paulo para fins de implantação.

O curso Capacitação em Gestão de Pessoas tratou, principalmente, a questão da liderança no contexto de mudança e o papel do dirigente de recursos humanos, negociação, gestão por competências, capacitação, desenvolvimento, avaliação de desempenho, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho.  Abordou ainda, a metodologia para elaboração de um plano municipal de capacitação e a articulação e manutenção de redes sociais.

O objetivo é fazer com que os profissionais da área de RH passem a criar propostas de desenvolvimento de pessoas relacionadas aos projetos e programas de governo.  Esses dirigentes passarão a integrar e trabalhar numa rede virtual, onde será possível a troca de informações, idéias e recursos, propiciando a construção de estratégias para tornar a administração pública mais dinâmica, prestando um atendimento mais eficiente ao cidadão.

“Hoje, mais do que nunca, faz-se necessário que os gestores públicos identifiquem as necessidades de desenvolvimento de seus colaboradores e suas competências. Cabe ao gestor propor estratégias de desenvolvimento, acompanhar sua execução, avaliar o desempenho, negociar com todos os níveis da organização e trabalhar em rede. É isso que pretendemos atingir com o Inova Gestão”, afirma o secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia.

 Escola do Servidor
A Escola de Formação do Servidor Público Municipal “Álvaro Liberato Alonso Guerra”, vinculada à Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, constitui um instrumento essencial para a implementação da Política de Gestão do Conhecimento e Inovação e do Plano de Capacitação, como um espaço destinado à aprendizagem e ao aperfeiçoamento dos servidores.
 
A Escola é responsável pelo desenvolvimento das competências essenciais à administração da Prefeitura e realiza diversas ações voltadas ao ensino-aprendizagem dos servidores municipais, por meio de cursos de capacitação e atualização para gerentes e outros profissionais de segmentos específicos do serviço público, nas modalidades presencial e de educação a distância, além de seminários, palestras, entre outras.
 
Parcerias para capacitação
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e Capacitação, da Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, formalizou até o momento parceria com 14 instituições de ensino para oferecer aos servidores municipais e seus dependentes descontos na matrícula e nas mensalidades de seus cursos ou programas. Os cursos oferecidos vão desde a educação infantil até a pós-graduação. Também estão incluídas escolas técnicas e de idiomas.

SERVIÇO

Encerramento dos cursos do Programa Inova Gestão - Gestores Públicos com Ênfase na Inovação e Capacitação em Gestão de Pessoas
Data: 30 de novembro
Horário: 10h
Local: Sede da Prefeitura – Auditório do 7º andar

 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização - SMG
31010062/ 3396-7296