Secretaria de Gestão discute sobre compras sustentáveis

25/09/2008 - Gestão

Com o objetivo de conscientizar servidores públicos a respeito da importância e viabilidade de se comprar de maneira sustentável, foi realizado em São Paulo no último dia 04 de setembro o seminário "Compras Públicas Sustentáveis na Prefeitura de São Paulo". O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Gestão, Malde Maria Vilas Bôas e da Coordenadora de Governo Eletrônico e Gestão da Informação, Roberta Belém Cataldi.

Participaram do painel de discussões o Diretor de Suprimentos da Secretaria Municipal de Gestão, Carlos Eduardo Souza Vianna, e o Assessor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Coelho e Mello Aulicino.

O seminário faz parte do projeto Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil, que é uma experiência piloto realizada na Prefeitura de São Paulo e nos governos estaduais de São Paulo e Minas. Iniciado em 2007, trabalha para a implementação de critérios de sustentabilidade em processos licitatórios e a criação de incentivos para o estabelecimento de novas políticas que fortaleçam práticas de Compras Públicas Sustentáveis.

Durante o seminário, foram apresentados estudos de caso sobre ações de compras sustentáveis e ferramentas e informações para a aplicação destes princípios na prática.

O projeto Fomentando Compras Publicas Sustentáveis no Brasil é feito em parceria com o Escritório de Projetos do Secretariado da América Latina e Caribe do ICLEI, apoio do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA) do Governo Britânico e participação integral do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) e do Secretariado Europeu do ICLEI, possuidor de mais de uma década de experiência com o tema.