Melhores Práticas de Estágio são premiadas pela PMSP

13/10/2008 - Gestão

Reconhecer e premiar iniciativas que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população da Cidade de São Paulo é uma constante da atual Gestão. E dentro desse princípio, os estudantes que participam do Programa de Estágios da PMSP também recebem reconhecimento especial pelo desenvolvimento de projetos que agreguem valor às atividades desenvolvidas na Administração.

O Sistema Municipal de Estágios oferece hoje até 12.300 vagas e representa uma importante contribuição na formação do estudante para o exercício de sua profissão.
 
Em parceria com o CIEE– Centro de Integração Empresa - Escola, a Prefeitura realiza anualmente o concurso “As Melhores Práticas de Estágio na PMSP”, que teve concluída sua 3ª edição no mês de outubro.

A premiação aconteceu no dia 09, no auditório do CIEE, durante o IV Encontro de Estágios da PMSP, que contou com a presença de estagiários, coordenadores de estágio, profissionais de RH  e autoridades das secretarias de Gestão, Verde e Meio Ambiente, Trabalho, Esportes e de Coordenação das  Subprefeituras.

O Encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Coordenação Geral de Estágios, tem o objetivo de promover a integração entre os estagiários e profissionais da Prefeitura, proporcionar a reflexão sobre as perspectivas atuais dos programas de estágio desenvolvidos nas diversas Secretarias, além de conhecer, compreender e refletir sobre o papel da Instituição de Ensino no acompanhamento do estágio e sua importância na formação profissional de seus alunos.

Segundo a Secretária Municipal de Gestão Malde Maria Vilas Bôas “esta iniciativa mostra a preocupação da PMSP em fazer com que os estagiários participem no desenvolvimento de políticas públicas, coloquem em prática o que aprendem na faculdade e aumentem a capacidade de raciocínio e desenvoltura”.

Durante o evento, os estagiários puderam ainda aproveitar as dicas do Profº Roberto Coda, da USP, que fez uma apresentação sobre “Os desafios da motivação para o trabalho” – dando orientações de como encontrar prazer e satisfação no trabalho.

Premiação
Nesta edição do Concurso, 67 projetos foram inscritos. Os temas propostos foram: Inovação e Modernização no Setor Público, Políticas de Inclusão Social e Sustentabilidade e Impacto Ambiental.

O Projeto “Reaproveitamento de hortaliças destinadas ao consumo animal: Aspectos ecológicos, higiênico- sanitários e Educativos”, apresentado pela estagiária Bárbara Gothardo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, foi o vencedor na categoria individual. 

 Na categoria Grupo, o vencedor foi o projeto “Atividade Física como meio de Inclusão Social para hipertensos e diabéticos”, elaborado e apresentado pelos estagiários Bruna Patrícia Cassiolato, Lucilene Rodrigues da Silva e Adilson Siqueira de Vasconcelos, da Secretaria de Esportes.

Os outros projetos classificados foram:

Categoria Individual

2º lugar
Fauna na Cidade: Uma proposta de sensibilização e co-responsabilidade na proteção de animais silvestres.
Estagiária Juliana Venerando Cardoso Coelho

Secretaria do Verde e Meio Ambiente

3º lugar
Implantação do Corredor Ecológico e sua importância para  Avifauna nos parques Urbanos através da  Educação Ambiental
Estagiário Victor Hugo Pereira Lazzaro

Secretaria do Verde e Meio Ambiente

Categoria Grupo

2º lugar
Projeto Acesso
Estagiários:
Felipe Szabzon
Luciana Pretti Zeraib
Nathalia Fogliati Piccirillo
Rodrigo Alexsandro Melo dos Santos

Secretaria Municipal do Trabalho

3º lugar
Bacias hidrográficas como unidades básicas de planejamento urbano e Gestão Ambiental 
Estagiários:
Ana Paula da Silva Viana
Gabriela Bertarelli Costanzo
Natalia Gallo Albuquerque

Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras

 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Gestão
3396-7355