Seminário destaca modernização na atenção ao servidor municipal

10/11/2008 - Gestão

A mudança no modo de vida, de trabalho e de lazer afeta de maneira bastante significativa a saúde do ser humano. O trabalho e o lazer devem ser fontes de saúde para a população. O modo como a sociedade organiza o trabalho deve contribuir para a criação de uma sociedade saudável, uma vez que passamos a maior parte de nossa vida no ambiente de trabalho. É com esse enfoque que o Departamento de Saúde do Servidor (DSS), da Coordenadoria de
Gestão de Pessoas, vem desenvolvendo anualmente o Seminário Municipal de Saúde do Servidor.

Este ano, o Seminário ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro e o tema que norteou o evento foi a Modernização na Atenção aos Servidores Municipais. Teve em sua programação: Modernização na Comunicação e Atendimento ao Servidor; Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências (Sigpec) e Portal do DSS; Prontuário Eletrônico; Programa Municipal de Saúde Vocal; Programa Municipal de Reinserção dos Servidores; Programa Agita Sampa Servidor; Uso de Substâncias Psicoativas - Ações de Saúde e Implicações no Trabalho:
Tabagismo, Alcoolismo e a Política Municipal; Prevenção de Doenças Osteomusculares; Práticas Integrativas Prevenindo Doenças no Trabalho; Programa de Qualidade de Vida das Subprefeituras e Como enfrentar as Mudanças no Trabalho.

A freqüência diária ficou em torno de 190 servidores. Apenas 3% dos inscritos não eram servidores. Dos participantes, 44% eram da área técnica, 20% administrativa, 14% operacional e 10% gerencial.

A avaliação realizada apresentou um retorno positivo com destaque aos temas: Tabagismo, Alcoolismo, Programa de Reinserção dos Servidores, Prevenção de Doenças Osteomusculares e Programa Agita Sampa Servidor. A justificativa dos destaques a esses temas foi a identificação dos servidores com eles, por se tratar de assuntos referentes à suas vidas pessoal e/ou familiar.

Durante o evento foram realizadas avaliações dos fatores de risco à saúde por meio da medição da glicemia, pressão arterial, índice de massa corpórea (IMC), que é obtido pela divisão do peso pelo quadrado da altura, e aplicações de um questionário sobre o estado atual da saúde, que visa ao auxílio de planejamento de ações de prevenção e promoção à saúde.
 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Gestão
3396-7355